Preparando a Declaração de Imposto de Renda de 2013

Conversando com uma cliente que nos procurou para falar sobre a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física a ser entregue em abril deste ano, lhe respondi que este é o momento ideal de começar a preparação para 2013.
As pessoas físicas diferentemente das pessoas jurídicas que precisam remeter a contabilidade os documentos diariamente, somente o faz uma vez por ano, na época da entrega da declaração de imposto de renda, porém a preparação começa juntamente com o inicio do ano.

Vamos fazer uma analogia com um Profissional Liberal que tenha um escritório, onde exerce sua profissão, Todos os gastos que ele tem com o escritório, bem como com o exercício da profissão, são deduzidos do imposto devido:

Exemplo: O Dentista que utiliza a energia do consultório para fazer o tratamento de seus clientes, pode deduzir mês a mês o valor da energia ao fazer a declaração de imposto de renda, Um Médico Radiologista pode deduzir o valor dos filmes utilizados na radiologia para o mesmo fim. Portanto tecido estes comentários podemos enumerar os documentos que cada um deve guardar diariamente para fazer a sua declaração de imposto de renda no exercício de 2012, lembrando que todos os documentos devem se referir ao ano de 2011.

Para confecção da DIRPF 2012 devemos juntar os seguintes documentos:
> Comprovante de Rendimento anual.
> Informar o Numero do CPF de todos os dependentes.
> Comprovante de pagamento de escolas com cursos regulares que pagou durante o ano de 2011.
> Comprovante de pagamento do plano de saúde de janeiro a dezembro de 2011, caso inclua dependentes pegar um comprovante anual no plano onde estejam devidamente discriminados os valores pagos a cada segurado.
> Extrato Consolidado do(s) Banco(s) onde mantém conta corrente e\ou poupança.
> Notas fiscais de aquisições de Veículos novos, com o contrato de financiamento.
> Recibos de aquisição ou de venda de Veículo Usado.
> Escritura publica de aquisição de imóvel novo ou usado, bem como os contratos com imobiliárias ou construtoras para aquisições de imóveis.
> Recibos de prestação de serviços como Profissional Liberal.
> Despesas inerentes a profissão (água, luz, telefone, salários dos funcionários com FGTS e INSS recolhidos no ano de 2011, material de limpeza, bem como todas as despesas devidamente comprovadas com documento fiscal hábil da profissão liberal).
> Notas Fiscais de produtor
> Despesas inerentes a produção rural, notas fiscais, comprovante de pagamento de salários e encargos sociais devidamente recolhidos aos cofres públicos.
Basicamente estes são os documentos necessários para ser efetuado a confecção da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, sugerimos a quem tenha mais de uma fonte de renda, ou que seja Profissional Liberal que procure um contador experiente para lhe dar suporte, pois a legislação é bastante complexa e pode trazer problemas uma declaração feita sem os devidos cuidados.

2 thoughts on “Preparando a Declaração de Imposto de Renda de 2013

  1. Bom,
    Obrigado pela informação, me ajudou a tirar umas duvidas.
    Mas, será que é possível me mandar quais documentos são necessario para a declaração do IR, para meu e-mail.
    POR FAVOR!

    OBRIGADO

    Ricardo Silva
    DHL – Hp. Louveira/Sp

  2. Ricardo Silva

    A lista é bastante extensa, então o melhor é o sr. tomar como base sua declaração do ano anterior. Exemplo verificar se o carro que ainda consta la foi vendido ou continua em sua propriedade. Quais os negocios que o sr. fez no ano anterior: Comprou um novo carro, um novo imóvel, fez um consorcio, pagou plano de saude, etc. tudo isso tem que ser juntado mês a mês, colocado em uma pasta e então depois da declaração de imposto de renda quardado, pelo tempo necessário.

    Um abraço e sucesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *