Relevância das Informações contábeis

A Contabilidade desde o principio tem como papel fornecer informações que venham auxiliar na tomada de decisão e isso vem se tornando uma poderosa ferramenta para os administradores. De acordo com o Iudícibus (1994, p.26) “o objetivo da contabilidade é de fornecer informação econômica relevante para que cada usuário possa tomar suas decisões e realizar seus julgamentos com segurança, a partir daí, o usuário possuir parâmetros para definir suas projeções, tomar decisões com a segurança necessária e baseada em fatores confiáveis.”
Segundo Ching (1997), “para poder trabalhar de maneira efetiva, as pessoas em uma organização precisam constantemente de informação a respeito do montante de recursos envolvidos e utilizados”.

Não existe possibilidade de a empresa funcionar e cumprir sua missão sem um sistema de informação que possa fornecer dado que a todo instante se fazem necessários, tendo em vista a continuidade do negócio e o fato da dinâmica das informações. Diante disso Iudícibus (1994, p.26), afirma que “a contabilidade assume seu papel principal, ou seja, o de apoiar o gestor em suas decisões, e dar maior segurança aos seus julgamentos”.

Em geral as dúvidas e críticas em torno das informações contábeis dizem respeito principalmente ao fato que ela analisa as informações repassadas, que algumas vezes podem parecer ser insuficientes para gerar decisões seguras.

Ching (2003, p.6) afirma que: “A natureza das informações da contabilidade gerencial é mais subjetiva, interpretativa e relevante”.

A contabilidade gerencial difere da contabilidade financeira devido ao fato desta ser mais interpretativa e relevante quanto à situação real da empresa. A contabilidade Gerencial pode ser caracterizada, superficialmente, como um enfoque especial conferido a várias técnicas e procedimentos contábeis já conhecidos e tratados na contabilidade financeira, na contabilidade de custos, na análise financeira, se balanços etc. colocados numa perspectiva diferente, num grau de detalhe mais analítico ou numa forma de apresentação e classificação diferenciada, de maneira a auxiliar os gerentes das entidades em seu processo decisório (IUDÍCIBUS, 1986, P.15).

Pois tão importante quanto saber como se comportou a empresa no passado, com base nas informações da contabilidade financeira, também se torna de vital importância ao empresário saber o que fazer no futuro, traçar estratégias para situações de dificuldades a serem enfrentadas, fazer um planejamento das atividades, ou seja, utilizar a contabilidade como uma ferramenta de gestão empresarial (DIAS, 2006).

A Contabilidade segundo Pêgas, (2006), é uma ciência. Esta afirmativa, embora questionada por alguns, é verdadeira, principalmente quando tentamos imaginar como seria possível obter informações em qualquer entidade que não através da contabilidade. Então podemos afirmar que a contabilidade é a ciência da informação.

No exercício da profissão contábil o contador deverá se basear nos princípios fundamentais de contabilidade, bem como nas demais normas brasileiras de contabilidade e para que a organização consiga clareza e rapidez nas informações registradas é necessário um bom sistema integrado de ERP e que os colaboradores sejam treinados para alimentar de forma eficiente o sistema, assim a informação advinda desta organização será de extrema confiabilidade.

O ERP em termos gerais é uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios; é um sistema que busca informações em outros sistemas espalhados pela empresa com o principal objetivo de consolidar estas informações em um único sistema.

Segundo Hicks (1997), o Enterprise Resource Planning é uma arquitetura de software que facilita o fluxo de informação entre todas as funções dentro de uma companhia, tais como logística, finanças e recursos humanos.

Portanto,  a contabilidade representa a ciência que estuda, registra e controla os atos administrativos, transformando-os em fatos contábeis. O objetivo maior desta ciência é fornecer informações suficientes para que a administração da empresa decida o melhor caminho a seguir, através da geração de informações ricas em qualidade e conteúdo.

Comentários

  1. graci

    pra vc arquivar e estudar pois vai serve pro futuro.

  2. Helio Rodrigues Araujo

    Graci

    Se foi um elogio obrigado. Se foi uma critica, obrigado, pois toda critica construtiva nos faz crescer.

    Um abraço e sucesso

Comente