Custos: Como Calcular

O estudo da contabilidade de custos, fica mais fácil quando se tem conhecimentos básicos em Contabilidade. É por este motivo que se estuda, inicialmente a Contabilidade Básica ou Geral, para depois estudar a Contabilidade de Custos.
Vejamos um exemplo bem simplificado de custos, utilizando como exemplo a produção de doce de leite:
Ingredientes: 8 lt de leite, 1,5 Kg de açúcar, e todos os outros necessários ao preparo do doce, totalizando $ 33,00

Tempo de preparo no fogão: 2 horas
Tempo de trabalho: 4 horas
Rendimento: 5 kg

Pergunta-se: Qual é o custo desse doce?

Quando você vai a uma confeitaria e compra um doce, o custo desse doce, para você, é o preço pago por ele. Entretanto, no nosso exemplo de fabricação do doce, o seu custo corresponde apenas aos gastos com a compra dos ingredientes?
É evidente que não, pois para fazer o doce de leite, além dos ingredientes, foram utilizados: cozinha, mesa, faca, panela, fogão, colher, água, gás e energia elétrica.
Dessa forma, tanto os ingredientes utilizados como os demais elementos que concorreram para que o doce de leite fosse feito tem CUSTO e precisam ser considerados.
Pelo que foi exposto até aqui, você pode concluir que o Custo de Fabricação ou Custo de Produção apresentam duas partes:

PARTE DIRETA: Composta pelos gastos de aquisição dos ingredientes utilizados integralmente na fabricação (tecnicamente conhecidos por Materiais Diretos = MD ou Matérias-Prima = MP) mais o custo das horas de trabalho (tecnicamente conhecidos por Mão-de-obra Direta = MOD). A soma desses gastos também é denominada CUSTO DIRETO, pois suas quantidades e seus valores são facilmente identificados em relação ao produto.
Portanto, no exemplo do doce de leite, pode-se concluir que os MD = $ 33,00 (soma dos ingrediente: ) e a MOD = $ 4,00 (a confeiteira ganha $ 1,00 por hora de trabalho, e trabalhou 4 horas para fazer o doce).

PARTE INDIRETA: Composta pelos gastos com outros elementos que concorreram indiretamente na fabricação do doce, como: aluguel, IPTU, depreciação, gás e energia elétrica (tecnicamente conhecidos por Custos Indiretos de Fabricação = CIF).
O Custo Direto de produção é fácil de ser conhecido, pois geralmente corresponde aos valores integralmente gastos na compra dos materiais utilizados, mais a Mão-de-obra das pessoas que trabalharam diretamente na produção/fabricação.

Por outro lado, para se conhecer o valor dos Custos Indiretos de Fabricação de cada produto, deve-se estabelecer regras e efetuar cálculos para que os referidos custos sejam adequadamente atribuídos a cada produto.

Os Custos Indiretos de Fabricação são assim denominados porque não correspondem a gastos realizados especificamente para esse ou aquele produto. Na empresa industrial, eles beneficiam toda a produção do período. O gasto com aluguel, por exemplo, é indispensável para que a empresa possa existir, porém não está ligado a um ou outro produto; assim, o seu custo deve ser atribuído através de algum critério para todos os produtos que foram fabricados pela indústria naquele período. No nosso exemplo, embora não seja uma empresa, para conhecer o Custo de Produção real do doce, precisa incluir uma parcela do aluguel. Tecnicamente, a distribuição proporcional que se faz para atribuir a este ou aquele produto o valor dos Custos Indiretos de Fabricação, denomina-se RATEIO. Para se efetuar o rateio (distribuição), há necessidade de se adotar algum critério, seja ele estimado ou atribuído. Esse critério é denominado BASE DE RATEIO.

Veja a seguir, com base no exemplo em questão, alguns critérios que podem ser usados como base para ratear o valor dos Custos Indiretos:
Aluguel/IPTU: critério (base) para rateio = horas de trabalho.
Considerando que se paga $ 240,00 por mês de aluguel (IPTU incluído), o valor a ser considerado como Custo Indireto de Fabricação (CIF) é obtido do cálculo:
$ 240,00 / 30 dias = $ 8,00 por dia
$ 8,00 equivalente a 8 horas, assim para 4 horas = $ 4,00

Utensílios: critério (base) para rateio = horas de trabalho.
Os utensílios utilizados para fazer o doce – mesa, panela, fogão, faca, entre outros – não se consomem durante um processo de fabricação. Eles tem tempo de vida útil maior, podendo ser utilizados na fabricação de muitos quilos de doce, durante alguns anos. O critério para incluir no Custo de Produção (CP) o valor do gasto na aquisição desses bens é a DEPRECIAÇÃO.
Através da depreciação, considera-se como Custo do período uma parcela do valor gasto na aquisição dos bens duráveis, em razão do tempo de vida útil estimado para o referido bem. Suponha-se que o fogão, a mesa e os demais utensílios utilizados correspondam à depreciação de $ 720,00 por ano, eqüivalendo à depreciação mensal de $ 60,00. Sabendo-se que foram gastos 4 horas para se fazer o doce, o valor da depreciação proporcional ao número de horas gastas será de $ 1,00 (equivalente a meio dia de trabalho), representado pelo seguinte cálculo:
$ 60,00 / 30 dias = $ 2,00 por dia
$ 2,00 eqüivale a 8 horas, portanto para 4 horas eqüivale a $ 1,00

Gás: critério (base) para rateio = horas de trabalho.
Suponha-se que, por um botijão de gás de 13 quilos, tenha sido pago $ 26,00 e que, para consumir todo o gás contido no botijão, sejam necessárias 26 horas de trabalho. Logo, para cada hora de trabalho de gás consumido gasta-se $ 1,00. Se, para fazer o doce de leite o fogão ficou ligado durante 2 horas, o custo do gás consumido é dado por:
2,0 horas x R 1,00 = $ 2,00

Energia Elétrica: critério (base) para rateio = horas de trabalho.
Considerando que, durante o mês, foram gastos $ 60,00 com energia elétrica e sabendo que a casa tem 5 cômodos, os quais consomem energia elétrica em quantidades proporcionais, podemos estabelecer que a energia elétrica gasta por dia na cozinha corresponde a:
$ 60,00 / 5 cômodos = $ 12,00 mensais por Cômodo
Logo, $ 12,00 / 30 dias = $ 0,40 por dia
Assim, se $ 0,40 corresponde a 8 horas, para 4 horas corresponde $ 0,20.

Agora pode-se concluir que, para fazer o doce de leite, concorreram os seguintes itens:
a) Material Direto $ 33,00
b) Mão-de-obra Direta $ 4,00
c) Custos Indiretos de Fabricação
. Aluguel/IPTU $ 4,00
. Depreciação $ 1,00
. Gás $ 2,00
. Energia Elétrica $ 0,20 $ 7,20 Total = Custo de Produção (CP) $ 44,20

Após todos os cálculos acima, pode-se dizer que os 5 Kg de doce de leite custaram $ 44,20, assim, conclui-se que o custo de produção (CP) é composto por três elementos: Material Direto (MD) + Mão-de-obra Direta (MOD) + Custo Indireto de Fabricação (CIF).

Essa é somente uma abordagem simples, mais com o seu entendimento e o conhecimento da linha de produção ele pode ser largamente utilizado como uma ferramenta de controle.

Comentários

  1. FABIELE CALDAS

    Achei interessante as informações contidas neste site gostaria de receber outras por email.

    Cara Fabiele

    Para que receba sempre as informações novas da pagina, acesse no seu navegador o icone do RSS, que significa que sempre que a pagina for atualizada tu receberas um aviso…

    Continue participando, pois somente assim podemos melhorar sempre a qualidade de nossos artigos.

    um grande abraço

    Hélio R. Araújo
    Gestor pagina

  2. MARGARETH SAMPAIO GOUVEIA

    Muito bom seu artigo e direto, de forma simples que qualquer leigo pode ter o entendimento.

    Parabens.

    Gostaria de receber mais informações como estas.

    Cara Margareth

    Obrigado e continue participando, que isso so nos estimula a colocar cada vez mais e mais informações nessa pagina.

    um grande abraço

    Hélio R. Araújo
    gestor da pagina

  3. Edijane

    gosta das informações contidada nesta pasta

  4. João S. Neto

    Muito bons os aconselhamentos. Ferramenta indispensável para a montagem de orçamentos, o conhecimento dos valores envolvidos pode ser a chave da porta do céu ou do inferno para o empreendedores. Agradeço muito o auxílio e espero obter mais informações com a mesma clareza e objetividade. Abraços.

    Obrigado João S. Neto

    Continue participando da pagina que isso só nos estimula a continuar disponibilizando sempre artigos novos e de cunho prático.

    Hélio R. Araújo
    gestor da página.

  5. Eva Moreira

    Achei muito interessante o conteúdo desta página, gostaria de ter acesso a outras informações do género.

    Cara Eva Moreira

    Nossa proposta é sempre postar novos assuntos e dependendo de nossa disponibilidade e gentileza dos colaboradores, sempre temos informações e novidades.

    um grande abraço e obrigado pelo acesso.

    Hélio R. Araújo
    gestor da página

  6. maria

    Boa tarde gostaria de saber exatamente qual o valor da hora de gás se o gas custar 34,00 e eu gasto 1h para fazer o bolo, obrigada e aguardo resposta,Maria

    Dna Maria

    A senhora precisa fazer a conta de quantas horas\gás funciona o seu botijão, pois a partir desse cálculo fica fácil fazer o restante dos cálculos. Ex. Seu gás dura 34 horas então o valor de 1 hora se o preço dele é R$ 34,00 é R$ 1,00 de custo de gás para fazer o bolo. Esse cálculo deve ser o mais exato possível.

    Espero ter ajudado.

    um abraço e sucesso.

    Hélio R. Araújo
    (99) 3523 2255

  7. jaime ribeiro

    FALAR DE LOGISTICA COM TERMOS TÉCNICOS MUITOS CONSEGUEM, AGORA TRAZER PARA O COTIDIANO DE UMA FORMA DE TÃO FACIL ENTEDIMENTO É PARA POUCOS. GOSTARIA DE CONHECER MAIS EXEMPLOS COMO ESSE. MEUS PARABENS

    ATC : JAIME RIBEIRO

  8. Sebastiao Batista dos Santos

    Realmente, estas dicas esta me ajudando muito, faz coxinha e aqui achei solucoes que me ajudaram fico gratos , muita paz

  9. Helio Rodrigues Araujo

    Jaime Ribeiro

    Uma de nossas intenções quando fizemos e mantemos nosso site foi essa, tentar transformar a linguagem técnica em linguagem acessivel.

    Obrigado e um sucesso sempre.

    Hélio R. Araújo
    Gestor da Pagina

  10. Helio Rodrigues Araujo

    Prezado Sebastião Batista

    Continue sempre acessando que teremos novidades para ajudá-lo cada vez mais.

    um grande abraço

    Hélio R. Araújo
    Gestor da pagina

  11. Mano Costa

    Mandou bem!

    Esclareceu bastante. Didaticamente bem elaborado!

    Um abraço e Parabéns!

  12. Helio Rodrigues Araujo

    Mano Costa

    Nosso compromisso é sempre manter esse espaço com informações úteis e de fácil assimilação.

    obrigado e sucesso sempre

    Hélio R. Araújo
    Gestor da pagina

  13. Canuto

    Muito bom

    Trabalho como instrutor de informática e sei como é difícil para alunos leigos o uso de termos técnicos, por isso gosto de usar uma linguagem descomplicada, assim como essa que encontrei neste site.

    Me ajudou muito, pois precisava dessa informação.

    Desejo Sucesso!

  14. Edmilson

    Estou passando por um dilema comprar ou locar, entretanto, o preço de locação fica mais caro que a compra mas não tenho interesse de adquirir o bem ao final do contrato.
    Portanto, qual a maneira racional de calcular o preço de locação de equipamentos de informática?
    Grato.

  15. FRANCISNEI BELLINI

    Olá Helio!
    Prazer Bellini.
    Tenho um ind. de amendoim de todo tipo e já utiliso este metodo para levantar meus custos,
    mas como tenho muitas variedades eu simulo toda minha produção fabricando aquele determinado produto. Estou certo ou errado?
    Outra dificuldade que tenho é com relação aos impostos, minha empresa é de lucro prezumido, e isso esta me matando.Como fazer um levantamento de custo e venda eficaz?
    Será que voce pode me ajudar?
    Muito obrigado, aguardo uma resposta OK? BELLINI

  16. Ivaney Renno Monteiro

    Boa tarde.
    Gostaria de saber qual é o custo para a fabricação de 100 botijões de gás P13, supondo que:
    Tenho a minha propria empresa, não pago aluguel e tenho todos os equipamentos para a confecção do mesmo, o aço vem p mim em bobina.Como faço para ter o preço dos 100 botijões/

    Muito obrigado.

  17. Helio Rodrigues Araujo

    Canuto

    Ficamos satisfeitos de nossas informações terem ajudado. Essa também é uma das intenções dessa página.

    Um grande abraço e sucesso sempre

    Hélio R. Araújo
    Gestor da página

  18. Helio Rodrigues Araujo

    Edmilson

    Esse seu dilema em nosso entendimento passa por um cálculo além dos números, pois além da questão financeira tem também a questão de locando, terás sempre que pesar os prós e contras de locação e de aquisição. Exemplos: Na compra terás que desembolsar um valor maior inicialmente, na locação terás que desembolsar um percentual do valor dos bens, dentre outras situações. Então o seguinte pense e analise além dos números, pesando todas as possíveis situações decorrentes de compra e locação.

    Espero que tomes a decisão certa.

    Hélio R. Araújo
    Gestor da página

  19. Helio Rodrigues Araujo

    Bellini

    Entendo que nesse seu caso o que precisa ser visto é o seguinte:
    1) Como se comportam seus custos fixos? São aqueles que dependem da sua estrutura ou seja, aqueles que não dependem de sua produção e eles acontecem.
    2) Qual é sua margem de Contribuição? É o valor das suas vendas menos os seus custo variáveis, que são aqueles que dependem unica e exclusivamente de sua produção, ou seja, aumentam quando suas vendas aumentam e diminuem quando elas diminuem.
    3) Lembre-se os impostos são variáveis, pois quanto mais vendas, mais impostos.

    Portanto se você mantém um controle rígido de seus custos e despesas, essa é a sua melhor maneira de manter um sistema eficaz, precisamos sempre lembrar que nem sempre aumentando as vendas se tem um lucro maior, mais é com o controle eficiente dos custos e despesas que se melhora o lucro.

    Um grande abraço e sucesso sempre.

    Hélio R. Araújo
    Gestor da página

  20. Helio Rodrigues Araujo

    Ivaney

    Para calcular o custo, o que tens que fazer é:
    1)Calcular todos os custos para manter seu negócio! esses são os custos fixos que não dependem da quantidade de sua produção.
    2)Calcular todos os custos para produzir, incluindo ai o custo do aluquel (mesmo o prédio sendo seu) a depreciação dos maquinários (consulte os artigos nesse site que tratam do assunto), mesmo os maquinários sendo seus, o custo da bobina, etc.
    3) De posse de todos esses custos basta dividi-los pela sua produção total que terás o custo unitário de cada botijão produzido.

    Espero ter ajudado.

    Hélio R. Araújo
    Gestor da página

  21. Carlos Alberto quintino

    Achei muito interresante,essa explicação dos calculos principalmente nesta época de crise vou aplicar aqui e em casa esses metodos.
    Gostaria de saber a formula, da taxa de marcação calcular a TM
    Qual a taxa do encargos social?
    Gostaria de saber se ja foi aprovado no congresso o valor da hora extra havia um projeto de lei que iria aumentar o valor das horas para 70% ,a intenção é abrir mais vagas de emprego.

    Muito Obrigado.

  22. Helio Rodrigues Araujo

    Carlos Alberto

    Infelizmente em situação tributária pergunta generica nos impossibilita de responder. Quanto ao projeto de lei, não tenho conhecimento sobre o assunto.

    Hélio R. Araújo
    Gestor da pagina

  23. goreti de souza

    Faço doces e bolos em casa e gostaria de saber qual o percentual aproximado que posso acrescentar para compor o custo de produção e fazer meu preço de venda,considerando (gás, energia elétrica e água), pois não consigo separar o uso da casa com o uso p fazer meus produtos.

    Grata

  24. Helio Rodrigues Araujo

    Goreti de Souza

    Entendemos que para conseguir o percentual para compor o seu preço de custo, deves fazer o seguinte: medir a média de tempo que gastas com seus doces e bolos e o tempo que gastas com o seu uso de casa e com base nessa medição, estipular o percentual que cabe a cada um deles. Exemplificando que gastas 5 horas por dia para fazer seus doce e bolos e 2 horas para seu uso em casa; então 7 horas do dia correspondentes a 100%, 5 horas correspondem a 71,4% e 2 horas correspondem a 28,6% por dia.

    Espero ter ajudado.

    Um feliz natal e um prospero ano novo.

    Hélio R. Araújo
    Gestor da página

  25. Reinaldo

    Gostei muito desta abordagem sobre Como Calcular o Custo de um produto, assim fica muito fácil calcular o custo de fabricação de um determinado produto.

    Gostaria muito da ajuda de V.S.as., sobre como Montar o preço de venda de um determinado produto incluindo o Custo Fixo da empresa, custo em torno de R$ 110.000,00 (cento e dez mil reais/mês).

    Empresa comercial (Importa/compra local e vende, não é fabrica é revendedora).

    Muito obrigado pela ajuda

  26. Helio Rodrigues Araujo

    Reinaldo

    No seu caso especifico, comercio, tem que levar em consideraçãoo seguinte: O custo da sua estrutura, denominado de custo fixo, em uma empresa comercial tem que ser levado para o lado do ponto de equilibrio financeiro, que é o valor a partir do qual o sr. tera lucro na sua empresa. Então com base nos seus cálculos podemos considerar que de uma forma simplista o sr. precise vender R$ 110.000,00 para começar a ter lucro.
    Então nesse caso o sr. tem que ver qual seria o preço ideal para cada um dos produtos que comercializa? qual preço o mercado está disposto a pagar pelos seus produtos? qual seria a demanda por esses produtos?. Essas medições tem que levar em consideração, as seguintes variáveis: Se o sr. diminiur o preço de seus produtos em 10%, qual será o montante que o sr. vendera a mais? Será que o seu preço de venda pode ser considerado partindo do seu preço de custo? ou o sr. terá que adequar sua estrutura ao preço que o mercado esta disposto a pagar pelo seu produto?
    Respondendo essas perguntas o sr. terá condições de melhorar os seus preços com base nessas premissas.

    Um grande abraço e sucesso sempre.

    Hélio R. Araújo
    Gestor da página

  27. Roberta

    Parabéns pelo conteúdo do site! Além de conter explicações simples, vocês tiram dúvidas de usuários.

  28. Mirela Pereira

    me ajuda a resolver essas questões…Um produtor de leite com 100 vacas sob ordenha utiliza 6 homens/dia pra ordenhar diariamente o rebanho, com custos diarios de R$50.00, existe a possibilidade de mecanizar esta atividde com a aquisição de uma ordenhadeira mecanica que custa no mercado R$15.ooo,oo, mas para usar esta, ocorrem alguns custos fixos anuais(depreciação, juros, e manutenção) de R$6.862,50, além de custos variaveis de R$3.000,00.Qual o numero minimo de vacas a serem ordenhadas mecanicamente de tal modo que seja economicamente vantajosa a compra do equipamento???

  29. Mirela Pereira

    outra situação…quanto seria pago na data hoje(01/01/2009) para um certificado de deposito de soja, no valor de R$1.000,00 com prazo de resgate para 30/06/2009, considerando uma taxa de desconto do mercado é de 2,0% ao mês????

    Quero ver se resolve essa pra mim fazendo o favor…
    Grata se puder ajudar nas questões que estou propondo…

  30. Helio Rodrigues Araujo

    Roberta

    Nossa intenção é manter sempre uma linguagem acessível aos usuários comuns, pois os especialistas já tem acessos a sites pagos para tirar suas duvidas e entender questões complexas.

    um abraço e sucesso

    Hélio R. Araújo

  31. Geraldo Cordoval de Barros

    Gostaria de saber qual é o percentual de lucro devo manter para meus produtos. Ou seja, apurado despesas e receitas qual a média de lucro líquido,em percentual uma empresa deve exercer. Tenho uma pequenaa fabrica de tintas em Belo Horizonte, MG
    Um Abraço.

  32. Helio Rodrigues Araujo

    Mirela Pereira

    Como a sra. já tem todas as informações, basta apenas que as organize pela mesma variável. R$ 50,00 vezes 360 dias é igual a R$ 18.000,00, são seus custos anuais, com esses custos, qual o resultado que a sra. está tendo? Com a aquisição do seu maquinário a sra. terá um custo total de R$ 9.862,50, metade do valor dos custos atuais. Então para o nosso cálculos precisaríamos de outras variáveis, tais como! Qual a produção média atual? Com a ordenhadeira essa produção cairia e depois aumentaria ou não? Qual o preço de venda do litro de leite in natura?
    Espero ter ajudado.

    Um grande abraço e sucesso sempre

    Hélio R. Araújo

  33. Helio Rodrigues Araujo

    Mirela Pereira

    Poderíamos utilizar o conceito de valor presente, onde o valor de R$ 1.000,00 seria dividido por 1,12 gerando um valor presente de R$ 892,95, com a utilização da formula PV = FV/FTV, sendo PV o valor presente, FV sendo o valor atual, FTV = 1 + i; sendo i a taxa.

    Um grande abraço e sucesso

    Hélio R. Araújo

  34. Walter

    Boa Noite,

    Hélio gostaria de saber se o senhor possui algum livro para eu ter mais informações.

    Grato

  35. Helio Rodrigues Araujo

    Geraldo Cordoval de Barros

    Entendo que o percentual de lucro tem duas vertentes principais, quais sejam: Cobrir seus custos e despesas operacionais e manter a continuidade de seu negócio. A outra tem a ver com o preço que o mercado está disposto a pagar pelo seu produto. Com base nessas duas premissas devemos manter nossa empresa com a contabilidade em dias, pois somente ela nos mostra com clareza, os números do passado do presente e do futuro de nossa empresa. Então para lhe indicar um percentual, procure um contador de sua confiança em sua região e ele com certeza o ajudara na solução de seu problema.

    um grande abraço e sucesso

    Hélio R. Araújo

  36. Helio Rodrigues Araujo

    Walter

    Existem bons livros no mercado a sua disposição. Além disso temos ótimos artigos na internet que versam sobre esse assunto também. Então para que lhe indique um livro qualquer, teria que ter um conhecimento melhor sobre qual seu grau de conhecimento sobre o assunto.

    um grande abraço e sucesso.

    Hélio R. Araújo

  37. Wesley

    Boa tarde
    Tenho uma empresa de limpeza e preciso calcular o INSS sobre o valor final da nota e colocá-lo no preço. Como fazer isto uma vez que jogando este valor na nota ele altera o valor final? Exemplo: se o valor do serviço for R$1000,00 com o imposto teria que cobrar R$1110,00, assim alteraria o valor final da nota para R$1110,00 e não R$1000,00 alterando o valor do imposto e assim indefinidamente. Não sei se este espaço é para isto, mas agradeceria se respondesse.
    Agradecidamente
    Wesley

  38. Helio Rodrigues Araujo

    Wesley

    A técnica para chegar a um numero correto seria você utilizar uma ferramenta da matematica financeira, que poderia ser: VN = Valor total da nota e 11VN o percentual do Imposto a ser calculado sobre o valor total da nota fiscal. Assim ficaria: VN = 1.000,00 + 0,11VN > VN – 0,11VN = 1.000,00 > 0,89VN = 1.000,00 > VN = 1.000,00 / 0,89 > VN= 1.123,60, então Total da nota R$ 1.123,60 x 11% = R$ 123,60, ficando o valor de R$ 1.000,00 dos seus serviços liquídos do imposto. Portanto usando essa técnica simples o sr. pode calcular qualquer valor.

    um grande abraço e sucesso sempre

    Hélio R. Araújo

  39. Welington Daniel Banks

    Boa tarde

    Tenho duas panificadoras, sendo uma com socio e a outra minha sozinho onde e feito toda a produção de confeitaria para as duas. Toda a produção que vai para a panificadora com socio eu recebo 2/3 do preço final de venda( exemplo um bolo confeitado que custa R$ 15,00 kg eu fico com R$ 10,00) queria saber se estou perdendo ou não estou sendo justo.
    Como fazer os calculos ja que todas as despesas são minhas. Por favor fico aguardando uma resposta pelo E-mail

    Att

    Welington Daniel Banks

  40. Helio Rodrigues Araujo

    Wellington Daniel Banks

    Somente com esses dados entendemos não ser possível responder sua pergunta. Procure um contador de sua confiança e forneça a ele os valores de suas receitas custos e despesas que ele com certeza o ajudará para maximizar seus lucros.

    Se ainde restar alguma duvida teremos prazer em ajudar.

    Hélio R. Araújo

  41. REGINALDO V.FERNANDES

    Sr. Hélio, Boa Tarde!!
    Agradeço pelas informações e gostaria se possível receber mais informações pertinentes a Cont.de Custos, gostaria de receber também informações sobre Cursos que eventualmente o Sr. possa vir ministrar.
    Sds
    Reginaldo

  42. Helio Rodrigues Araujo

    Reginaldo V. Fernandes

    Sempre que possível, estaremos melhorando as informações aqui constantes. Estamos sempre ministrando cursos em nossa região, ora via sebrae, ora via CRC, portanto ficarei feliz em te-lo como convidado em nossos cursos.

    um abraço e sucesso.

    Hélio R. Araújo

  43. Acirliane Queiroz

    Boa tarde!
    Sempre fiz bolos para casa, mas agora as pessoas estão gostando tanto do meu bolo que
    querem encomendar. Tenho um grande problema, eu não sei colocar valor nas coisas que
    eu faço. Gostaria de ajuda.
    Tenho a encomenda de um bolo que será confeitado com pasta americana, o custo do
    material para este bolo será R$ 28,60, sem contar o tempo e o gás. Quanto posso cobrar?
    Qual seria a técnica de cálculo?
    Beijos Acirliane

  44. Helio Rodrigues Araujo

    Sr. Helio Rdrigues Aráujo

    Boa Tarde!

    Trabalho com bombons caseiro há mais de dez anos, só que eu nunca consegui calcular o valor real de cada bombom. Quanto de porcetagem eu posso calcular para saber o preço que devo vender.? Entrei na página da encontal e vi que estou tendo prejuizo, pois nunca coloquei o tempo gasto de luz , tempo do preparo, tempo para embrulhar , tempo que gasto para lavar as forminhas , água morna,etc…
    Também embalo para presente como devo calcular o preço da minha mão-de-obra já que compro caixas , fitas, flores etiquetas . Segue abaixo o material que uso para fazer os bonbons

    Receita para fazer 40 bombons
    Chocolate – R$ 12,00(1 Kg)
    Leite condensado R$ 4,00 (2 latas)
    Coco R$ 2,40(200 grs)
    Papel p/ embrulhar R$ 0,05(unidade)
    etiqueta R$ 0,05) (unidade

    Obs: não sei se esses dados são necessários para fazer esses cáculos.
    Desde já agradeço sua atenção.

    Edvalda Marques

    Cara Edvalda Marques

    Para que tenhas condições de fazer os calculos, o melhor é a sra. verificar qual o tempo gasto por hora de energia, por exemplo: sua conta de energia R$ 100,00 trabalhou 100 horas então para cada hora trabalhada a sra. gastou R$ 1,00, simples assim para que a sra. entenda. Quanto ao tempo de trabalho para cada uma das tarefas a sra. tem que calcular do mesmo modo o salário de seus colabodores, bem como o seu, além do seu lucro, com base nesses dados verifique qual o tempo gasto em cada tarefa e terás os valores, para que não tenha que fazer muitas contas, o melhor é estimar o tempo gasto para produzir uma quantidade e com base nessa quantidade estimar o custo de cada bombom.

    Espero ter ajudado.

    Hélio R. Araújo

  45. Cristiane

    Oi, tudo bem!
    Estou trabalhando com verduras e legumes, é uma produção familiar, porém bem diversificada com variedades de alface, agrião, acelga entre outras, apesar de não ter o selo é uma produção limpa sem o uso de quimicos e agrotóxicos e estou sentido dificuldade em calcular o meu custo de produção.
    Gostaria de receber mais informações nesta área de trabalho.
    Desde já agradeço

    Cris

  46. Helio Rodrigues Araujo

    Acirliane Queiroz

    Publicamos no site uma materia sobre como calcular o preço de vendas, espero que lhe ajude. Nesse caso que o produto é encomendado a sra. terá que calcular, quais os beneficios desse produto ao consumidor e quanto ele estaria disposto a pagar pelo seu produto, sempre levando em consideração seus concorrentes diretos, no seu caso a sra. tem que levar em consideração além dos custos também qual seria seu salário para fazer as encomendas. Então, a sra. deve levar em consideração que seu salário mensal será de R$ 1.000,00 sendo 25 úteis seu salário diário seria de R$ 40,00 trabalhando 8 horas por dia seu salário por hora de trabalho seria de R$ 5,00. Portanto com esse exemplo a sra. pode melhorar os seus cálculos e melhorar seu salário e consequentemente seu lucro.

    um abraço e sucesso sempre

    Hélio R. Araújo

  47. Helio Rodrigues Araujo

    Cristiane

    Entendo que para se calcular corretamente o custo, basta que tenhamos controle sobre todos os gastos que efetuamos. No seu caso, pode ser feito da seguinte forma: Some todos os seus gastos diariamente e vá acumulando-os, esses são seus custos e despesas de produção. Depois de algum tempo fazendo esses cálculos o sr. terá facilidade em separar o que é custo do que é despesa. Com esses valores calculados, conte a sua produção, incluíndo o que ainda não foi colhido, divida o valor dos custos e despesas pela quantidade produzida que o sr. terá o seu custo unitário. Com o tempo e a familiaridade com os valores gastos o sr. poderá ter o custo individualizado produto por produto. Comece o seu trabalho e verás que teras um grande prazer em saber quanto lhe custa produzir suas hortaliças.

    um abraço e sucesso sempre.

    Hélio R. Araújo

  48. Niton

    Gostaria de saber como calcular o Custo de uma roupa Lavada partindo do ponto que:

    Kilos de roupa lavada no mes: 18199
    Qtde de litros usado no mes: 507
    Qtde gasta em R$ no mes: $ 6.915,30

    Obrigado

  49. Helio Rodrigues Araujo

    Niton

    Com os numero que me passou pode ser calculado da seguinte maneira: gasto total do mês R$ 6.915,30 dividido pela quantidade de roupa lavada 18.199, teve um custo de R$ 0,38 por kilo de roupa lavada. Se o valor que o sr colocou foi realmente o gasto total esse foi seu custo unitário.

    um abraço e sucesso

    Hélio R. Araújo

  50. joao carlos araujo

    MUITO BOM,TAMBEM GOSTARIA DE RECEBER NO EMAIL.
    POR FAVOR; DESDE JS AGRADEÇO.

    jOÃO CARLOS

  51. Salete Eloy Narvaez

    Sr. Hélio
    Parabéns por suas esplicações.
    Tenho uma panificadora e fabrico 5000 pães dias,de varios tipos
    Mais a minha dificuldade esta em colocar em cada mercadoria as desp. fixa e variavel.Poderia me ajudar?

  52. Helio Rodrigues Araujo

    João Carlos

    Oportunamente estaremos também disponibilizando informações via e-mail. Continue acessando, pois teremos sempre novidades.

    Um abraço e sucesso

    Hélio R. Araújo

  53. Helio Rodrigues Araujo

    Salete Eloy

    Entendemos que as despesas fixas a sra tem que distribuir por toda sua produção, pois não tem como especificar em qual produto gastou tal valor, já as despesas variávies a sra tem condições de verificar em qual produto ela foi utilizada. Exemplo: A quantidade de sal utilizado em cada produto a sra pode precisar, já o valor do salário fixo de um funcionário administrativo a sra não pode precisar onde ele foi utilizado individualmente. Portanto o salário tem que ser dividido pelo total produzido e diluido no preço final do produto, já o sal pode ser utilizado no preço básico de cada um dos produtos.

    Um abraço e sucesso sempre

    Hélio R. Araújo

  54. Fabiana

    Boa Tarde…tire uma duvida minha… no cálculo do custo de capital de uma empresa devemos ponderar os custos especificos de cada fonte de recursos financeiros utilizadas?

  55. Helio Rodrigues Araujo

    Fabiana

    Depende da utilização que irá dar a este estudo. Na maioria deles sem duvida alguma.

    Um grande abraço e sucesso

    Hélio R. Araújo

  56. Heitor

    Parabéns, muito obrigado pelas informações contidas nesta página, de forma simples e clara obtive total esclarecimento sobre o assunto, ótimo!!!!!

  57. Michele Jaensen

    Adorei a objetividade da explicação. Gostaria de receber mais informações sobre custos. Estou abrindo um negócio de fabricação de sabonete e tenho uma dúvida. Geralmente as pessoas colocam os custos diretos da fabricação (base, essência, corantes,…) e colocam este valor multiplicado por 3. Se eu fizer este cálculo eu posso multiplica-ló por 3. Aguardo a resposta. Desde já, agradeço.

  58. Maura Costa

    Ola!
    Parabéns pela disponibilidade ,as informações são realmente muito boas.
    Eu faço sabonetes artesanais e redalmente não estou calculando corretamente os custos do meu produto,
    minha dificuldade esta em descobrir todas essas informações de quantas horas trabalhado,sendo que trabalho nas horas vagas,aluguel ja que faço em casa. Será que estou fazendo td errado?
    Veja eu tenho um gasto de materia prima de 0,50 e vendo meu produto por 3,50 será que esta certo dessa forma?

  59. Heitor

    Ola, tenho outra dúvida a respeito de custos, pretendo montar uma pizzaria delivery, vou precisar de dois funcionários(pizzaiolo) e um ajudante, o aluguel está em torno de R$ 1.000,00, como proceder neste caso, como saber corretamente o cálculo do custo das pizzas que irei comercializar, sendo que no cardápio consta aproximadamente 40 sabores.
    Desde já muito obrigado pela atenção.
    Heitor.

  60. Ronaldo

    Bom dia !
    Sr. Helio Araujo
    Simples e esclarecedor, é minha referencia.
    Parabens, ficarei em contato procurando acompanhar mais informações.

    Ronaldo

  61. Helio Rodrigues Araujo

    Heitor

    Nossa intenção foi sempre, tentar ajudar as pessoas com nossos artigos sempre em linguagem clara e objetiva. Bom termos acertados com o sr.

    Um abraço e sucesso

    Hélio R. Araújo

  62. Helio Rodrigues Araujo

    Michele Jaensen

    Acho que o que eles fazem é acharem o preço de venda na multiplicação por 3. Entendemos que o seu sucesso financeiro depende de controles sempre rígidos, onde se tenha condições de efetivamente saber o valor do custo do produto fabricado, partindo desse parâmetro é sempre possível estipular o preço de venda.

    Um grande abraço e sucesso

    Hélio R. Araújo

  63. Helio Rodrigues Araujo

    Maura Costa

    O sucesso de um controle de custos, passa por controles rigidos, ou seja, quanto mais valores a sra. conseguir controlar, mais proxima de saber seus custos efetivos estara. Mesmo trabalhando nas horas vagas, marque sempre o inicio e o fim e teras a quantidade trabalhada. Como faz em casa, estipule um valor do aluguel da parte que a sua utiliza na sua residência. Se a sra. entende que esta repondo sua matéria prima e ainda sobrando dinheiro, não tem como estar errada.

    Um abraço e sucesso

    Hélio R. Araújo

  64. Helio Rodrigues Araujo

    Heitor

    Para saber o custo corretamente, o sr precisa ter controle sobre os mesmos. Importante: Sempre que o sr consegue trocar seus custos fixos, aqueles que são inerentes a sua estrutura, por custos variáveis, que são aqueles que aumentam ou diminuem conforme aumenta ou diminui suas vendas, seus lucros aumentam. É importante o sr trocar esses custos sempre.

    Um grande abraço

    Hélio R. Araújo

  65. Rafael Pedroso

    Bom dia Hélio,

    Estou começando na fabricação de mini pizzas, gostaria de saber como calcular o custo de cada unidade. Estou vendendo o pacote por R$ 15,00 sendo 20 mini pizzas. Acredito ter que mensurar todos os produtos mas, como tenho que calcular por peso tb, terei que pesar as medidas de cada recheio e calcular pelo preço em Kg?

    Aguardo sua resposta,

    Obrigado,

    Rafael Pedroso

  66. Rafael Pedroso

    Oi Hélio,

    Com relação às mini pizzas, a massa e o recheio eu compro fora. A massa eu compro por R$ 6,00 o Kg, o presunto R$ 8,69, a calabreza R$ 6,69 a muzzarela R$ 8,20, o milho R$ 6,99 2Kg (drenado), bacon R$ 8,30 e as embalagens eu já sei como calcular, pois é só pegar o preço e dividir pela quantidade que vem na embalagem.

    Att

    Rafael Pedroso.

  67. Helio Rodrigues Araujo

    Rafael Pedroso

    Como o sr vende por unidades o que precisa ser feito é: Calcular os custos totais e dividi-los pela quantidade produzida, assim o sr terá o preço unitário: Exemplo numérico: O sr. comprou todos os materias e calculou todos os seus gastos para fazer as mini pizzas por R$ 230,00, com esse valor produziu 60 unidades então o valor de cada unidade é igual a R$ 3,83, portanto esse é o seu preço de custo de cada unidade.

    Um abraço e sucesso

    Hélio R. Araújo

  68. Helio Rodrigues Araujo

    Rafael Pedroso

    Como o sr já tem todos os valores agora é só soma-los e dividir pelo numero de unidades produzidas, que o sr já tem o preço de custo de cada unidade, Então somando 6,00 + 8,69 + 6,69 + 8,20 +6,69 + 8,30 = 44,87 se essas quantidades produzem 20 mini pizzas teremos R$ 2,24 + o preço da embalagem, pronto o sr já tem o preço de custo de cada unidade.

    Um abraço e sucesso

    Hélio R. Araújo

  69. Grazyela Martins

    Boa Noite, estou começando agora com bolos artisticos, e tenho uma encomenda de 100 unidades de mini bolos, o custo do material é de R$ 133,00 reais, assim sendo a unidade de R$1,33 o custo, mais
    eu não sei como calcular o custo dde venda de cada um, qual é a porcentagem certa.
    Desde já agradeço a atenção.
    Obrigado

  70. Helio Rodrigues Araujo

    Grazyela Martins

    Se esse é o valor de seu CUSTO, R$ 1,33 agora para calcular o preço de venda a sra precisa verificar qual a sua margem de lucro, para a manutenção do seu negócio. Exemplo 10% de margem de lucro significa que o preço de venda será de R$ 1,46 portanto a sra terá um ganho de R$ 0,13 em cada mini-bolo que a sra produziu, se ele valor multiplicado pela quantidade que a sra produz anualmente lhe dão um suporte financeiro para continuar sua atividade, esse é um bom valor de preço de venda, caso contrário a sra precisa encontrar um percentual ideal para seu negócio.

    Um feliz natal e um ano venturoso.

    Hélio R. Araújo

  71. Allan Peterson

    Boa noite, Trabalhamos com Robótica e atendemos crianças de Educação Infantil, utilizo um Material que custa a empresa em sua aquisição R$600,00, e esse material é utilizado por professoras que ganham R$6,00 por aulas de 30 minutos, e mais R$5,00 de auxilio transporte, elas trabalham 4 ou 5 vezez no mês, uma aula por semana, o que me dá uma gasto de R$55,00 no mês com a professora. Gostaria de saber qual o valor cobrar no Curso ((Mensal)), de forma que esse valor me dê uma margem de 20% à 50% de lucro sobre o gasto com material e com a professora.

  72. Allan Peterson

    Também trabalhamos com Inglês e a situação é a mesma em relação ao gasto com a professora só que assim como na robótica atendemos 6(seis) alunos por turma e em vez do gasto com material, tenho gasto com a apostila que custa R$44,00 por aluno, oque me dá de gasto R$264,00 anual com a turma só que utilizo a apostila o ano todo, o que dividido fica R$22,00. Ou seja gasto mensalmente R$22,00 por turma com apostila e R$55,00 com professora. Que valor devo cobrar ((mensal)) sendo que são 12 parcelas no curso de inglês para que obtenho o lucro de 10% à 30% na venda do curso as escolas.

  73. Helio Rodrigues Araujo

    Allan Peterson

    Dependendo da quantidade de alunos que o sr. irá atender o sr. podera fazer a conta da seguinte maneira: Seu custo total é R$ 600,00 + 55,00 = 655,00 de custo total se o sr. tiver 12 alunos pode cobrar deles R$ 81,87 por mês que tera 50% de lucro sobre o custo.

    Um feliz natal e um 2010 venturoso.

    Hélio R. Araújo

  74. Helio Rodrigues Araujo

    Allan Peterson

    Da mesma forma anterior é só o sr. calcular quantos alunos terá e fazer as contas da mesma forma anteriormente indicada.

    Um abraço e sucesso

    Hélio R. Araújo

  75. Tatiane Archanjo

    Oi, li o artigo e adorei. A forma que você descreveu os custos é de facil compreensão.
    Gostaria que você me enviasse mais exemplos,igual ao de cima, pois, estou dando aulas de custos e explicando assim fica facil dos alunos compreenderem. Agradeço desde ja.
    Obs: se você tiver custos também de movimentação de materiais, armagenagem , distribuição e transporte , por favor me envie.
    Referente aos custos diretos e indiretos de produção espero exemplos ainda hoje, tenho pressa. Obrigado.

  76. nilva maria alonso

    Adorei a matéria,estou começando a fazer bolos por emcomenda,ñ trabalho melhor pois ñ sei cobrar esta matéria veio me ajudar,com este cálculo fica +fácil ,cbrigada.segue meu email.

  77. Helio Rodrigues Araujo

    Tatiane Archanjo

    Obrigado, sempre que possível, estaremos melhorando os artigos já publicados e publicando outros. Continue sempre nos prestigiando com sua audiência que em breve teremos novidades.

    Um abraço e sucesso

    Hélio R. Araújo

  78. luiz marques pereira dos anjos

    Muito interessante os conteúdos desse site, estava navegando e acessei, sou estudante de economia e tenho dificuldades em realizar análise de custos (curto e longo prazos) e custos totais de produção. Vocês poderiam me ajudar nessa questão me enviando formas bem simples de efetivar esses custos.Grato.

  79. Patricia

    Oi, sou Peruana, muito ben este artigo…obrigada

  80. Adriana

    olá estou abrindo uma panificadora e gostaria com calcular os preços dos produtos industrializado na propria panificadora

  81. jorge sato

    ola caro helio! li seu artigo e adorei
    tenho a intençao de montar uma parceria comercial de pescados com um socio
    do qual eu entraria com um caminhao de custo de $ 50.000 e mais capital de giro
    como devo proceder para calcular o valor de depreciação do automovel??

  82. Helio Rodrigues Araujo

    Nilva Maria Alonso

    Que bom, que esse simples artigo ajudou alguém. Isso nos gratifica bastante.

    Um abraço e sucesso

    Hélio R. Araújo

  83. Helio Rodrigues Araujo

    Luiz Marques

    Sempre que possivel, vamos disponibilizar artigos que entendermos interessantes. Continue nos prestigiando com seu acesso.

    Um abraço e sucesso

    Hélio R. Araújo

  84. Helio Rodrigues Araujo

    Patricia

    Continue acessando, que sempre que possivel, estaremos postando novos artigos.

    Um abraço e sucesso

    Hélio R. Araújo

  85. Helio Rodrigues Araujo

    Adriana

    Muito bem, a maneira mais pratica de fazer isso é mantendo um controle rigido sobre TODOS os custos. Fazendo isso a sra. não terá dificuldade de calcular os seus custos no seu local de trabalho.

    Um abraço e sucesso

    Hélio R. Araújo

  86. Pedro Oliveira

    Prezado Hélio Rodrigues Araujo.

    Com prazer localizei o site da Sua Empresa e fiquei lendo a atenção que o mesmo desprende a cada aluno,profissional e a todos a a ti recorrem nesse fascinante munda da contabilidade, parabens.

    Como muitos citados, estou com um problema, o Diretor da Empresa de Mineração, onde faço a escrituração Contábil, me exigil a Apuração dos Custos Mensais para uma tonelada extraida da terra (Lavrada), sou etudante de Contábeis no segundo periodo, não estudei ainda Custos e nem Contabilidade Gerencial, gostaria de saber com façõ um primeiro levantamento desse custo, desde já tenho que saber qual o custo da tonelada/hora ? qual o custa da mão de obra/hora ? como apurar a hora parada ?

    Desde já cito os Gastos envolvidos

    Trabalhadores na Mineração (lavra)

    Oleo para o britador

    luiz

    peças para a planta de lavra

    e um departamento Administrativo

    informo que o produto é unico Hematita, porem nesse mesmo processo tenho dois Co-produtos?

    como apuro esses custos ?

    Pedro Cardoso de Oliveira. muito obrigado desde já pela ajuda pois preciso entregar um levantamento agora no fim do mes de maio de 2010.


    Pedro Cardoso de Oliveira

    Responder Encaminhar

  87. Pedro Oliveira

    Digo luz

  88. Helio Rodrigues Araujo

    Jorge Sato

    A depreciação vai depender do tempo de vida útil do veículo, portanto se o sr. entende que ele terá uma vida útil de 5 anos, deve deprecia-lo 20% ao ano.

    Um abraço e sucesso

    Hélio R. Araújo

  89. Joel Rios

    Para que realmente separar custos Diretos e Indiretos de custos Variáveis e Fixos? Nas análises de custo final, não significam a mesma coisa?

    E para que separar Custos e Despesas, não tem o mesmo conceito ao final das análises?

    Obrigado.

    Joel Rios

  90. luiza

    Olá,gostaria de um exemplo,de um produto facil de fazer,e com pouco custo,e sua analise de custos,para
    apresentar em uma palestra na faculdade,

    obrigada,

    Luiza

  91. Helio Rodrigues Araujo

    Pedro Oliveira

    Entendo que no seu caso o que o sr precisa fazer é: Separar o que custo de despesa, qual o entendimento que o sr deve ter para fazer essa classificação, todo o esforço desprendido para produzir é CUSTO, todo esforço para vender e administrar o processo é DESPESA. Depois de feita essa classificação precisa ser considerada que o sr precisa separar a mão-de-obra custo da mão-de-obra despesa, com esses valores o sr já terá condições de fazer o seu trabalho, considerando inclusive a hora parada como custo. O sr para considerar os custos do produto e dos co-produtos, tem que levar em consideração qual a receita de cada um deles para dai, considerar os custos por apropriação.

    Um grande abraço e sucesso

    Hélio R. Araújo

  92. Helio Rodrigues Araujo

    Pedro Oliveira

    Entendi essa palavra assim mesmo, ou seja custo com a conta de Energia.

    Um abraço e sucesso

    Hélio R. Araújo

  93. oseias marfin

    SR HELIO,TENHO UMA EMPRESA NO RAMO DE FIVELAS FEITO EM ZAMAC COMO DEVO FAZER O CUSTO TANTO PARA SABER QUANTO FICA PRA MIM DE CUSTO COMO PARA VENDA. SABENDO QUE MINHAS DESPESAS SAO : MATERIA PRIMA QUE É ZAMAC A BORRACHA QUE É A MATRIZ,FUNCIONARIOS, ENERGIA,AGUA,TELEFONE OS PRODUTOS QUIMICOS QUE VAI NO PROCESSO DE BANHO DAS PEÇAS,DESGATE DDE MAQUINARIOS, COMO DEVO CALCULAR OS CUSTOS DA MINHA EMPRESA.

  94. Helvecio Jose Coelho

    Super interessante o artigo,trabalho no ramo de pizzaria e gostaria muito de comprar livro ou softwear sobre custos,vocês vendem estes produtos e se vedem como posso comprar,já que moro em Minas Gerais.

    Obrigado,desde já aguardo respostas.

  95. Helio Rodrigues Araujo

    Joel Rios

    Para melhorar a qualidade da análise, por isso se separa. Se a sua pretenção é somente o custo final, realmente não existe a necessidade de detalhar. A separação de custos e despesas tem a ver com a necessidade (ou não) de cada um dos cálculos. Exemplo, se tenho uma industria, preciso saber qual o valor que GASTO com custo e qual gasto com despesas, pois melhorando cada um deles individualmente posso ter uma rentabilidade melhor na venda do produto produzido.

    Um abraço e sucesso

    Hélio R. Araújo

  96. Helio Rodrigues Araujo

    Luiza

    Sinceramente um produto fácil de fazer é complicado, com pouco custo, mais dificil ainda. Entendo que a sra precisa encontrar um produto com a qual a sra tenha afinidade para calcular corretamente os custos.

    Um abraço e sucesso

    Hélio R. Araújo

  97. Sérgio Alves

    Bom dia, gostei das explicações acima. No entanto me ajude por favor.
    Frabricamos pão de mel recheado na minha residência, e acaba sendo um problema identificar custos com aguar, luz, gás etc… Como eu poderia fazer para ter o custo mais real possível do produto??
    E ainda qual o percentual de lucro que se deve colocar acima para elaborar o preço de venda??
    Agradeço sua atenção.
    Abraços

  98. Helio Rodrigues Araujo

    Oseias Marfin

    Para se calcular corretamente os custos, devemos pegar todos os GASTOS e controla-los devidamente. Para aqueles custos que o sr não tem como identificar diretamente à produção, como energia, o sr terá que arbitrar um valor percentual do valor total dos custos, Ex: O sr paga por mês de energia R$ 100,00 e produz 5.000 peças mensalmente, então o valor do custo de cada peça é de R$ 0,02 por peça produzida. Essa mesma lógica o sr pecisa usar para todos os seus custos indiretos de produção.

    Um abraço e sucesso

    Hélio R. Araújo

  99. Helio Rodrigues Araujo

    Helvecio Jose Coelho

    Não vendemos esses produtos. Só vendemos serviços.

    Um abraço e sucesso

    Hélio R. Araújo

  100. Helio Rodrigues Araujo

    Sérgio Alves

    Para ter os cálculos o masi real possivel só com muito controle. Precisa ser medido quanto da água, da luz e do gás de casa se gasta fabricando os produtos, depois disso é só arbitrar os valores. No caso de seu produto, o sr precisa descobrir até qual o valor seu cliente esta disposto a pagar, esse é o seu parametro. Ou seja caso o sr cobre hoje algo como 100 será que seu ciente esta disposto a pagar 110 ou 120, caso esteja, essa passa a ser sua nova margem de lucro. O sr precisa se lembrar que o seu cliente que compra seus produtos, portanto ele que tem que lhe pagar o maior valor possível, bem como o sr tem que ter o melhor calculo de custo para saber qual o menor valor a se vender seus produtos.

    Um abraço e sucesso

    Hélio R. Araújo

  101. andreia

    Helio
    Preciso implantar o centro de custo na industria que trabalho.
    Pediram para iniciar pelo custos dos departamentos (indiretos).
    Quais os critérios utilizar?
    é correto iniciar pela folha de pagamento?

  102. jose flavio

    resolva o problema. tenho um oroduto que mim custa 100 reais ganho 10% em cima deste produto ou seja vendo por 110 mais um determinado cliente que mim comprar 100.000 unidades deste produto desde que eu desconte 9,5% do valor total e se fizesse isto o cada produto sairia apenas po 99,55 reais ou jesa eu quebraria então fasso a pergunta qual a formula matematica que usaria para retirar 10% de um valor e obter 100.

  103. Helio Rodrigues Araujo

    Andreia

    Entendo que primeiro a sra tem que considerar quais departamentos a sua empresa realmente possui condições de implementar. A partir dai fica fácil, o importante é manter um padrão pelo plano de contas contábil de sua empresa, portanto se inicia pelas contas do plano de contas contabil.

    Um abraço e sucesso

    Hélio R. Araújo

  104. Helio Rodrigues Araujo

    Jose Flavio

    Entendo que o que deve ser feito é diminuir o seu custo. Pois o sr. com uma encomenda maior, podera comprar seus insumos em maior quantidade e conseguir um desconto, tendo um custo menor pode dar um desconto maior. Fora isso não existe formula matematica que resolva o seu problema.

    Um abraço e sucesso

    Hélio R. Araújo

  105. Samir

    Caro Hélio
    Gostaria de fazer algumas observações quanto aos seus critérios de rateio.
    1) Custos como aluguel devem ser rateados pela área ocupada pela produção.
    2) Depreciação ocorre somente em máquinas, equipamentos e instalações, utensílios devem ser considerados como despesa e abater do resultado.
    3) Energia só peoderá ser rateado por comodo se os pontos de sonsumo forem os mesmos, pois caso contrário podemos considerar que o consumo de energia da área de preduçã, é igual ao da armazenagem.
    O intúito dessas observações é ajudar e não criticar.

  106. katia Luzia Ubatuba

    Como calcular exatamente o lucro que posso ter sobre os bombons que estou fazendo? E quanto de lucro dou as pessoas que os vende para mim? Desde já muito agradecida por esta orientação.

  107. Helio Rodrigues Araujo

    Samir

    Obrigado pelas observações, entendemos que em caso bem particulares, pode ser utilizado como o sr. afirma.

    Um abraço e sucesso

    Hélio R. Araújo

  108. Helio Rodrigues Araujo

    Katia Luzia

    A sra precisa anotar TODOS os gastos que a sra tem para produzir, depois de anotados e conferidos, a sra dividi os valores encontrados pela quantidade produzida. Esse é o valor do custo unitário de cada um dos bombons. Traduzindo e usando numeros inteiros para facilitar o entendimento. A sra gastou para fazer os bombons R$ 1.000,00 tendo produzido 10.000 unidades. Portanto o sue custo total foi de R$ 1.000,00 e seu custo unitário foi de R$ 0,10. A partir dai a sra precisa ver quanto seus clientes estão dispostos a pagar pelo seu produto, sempre levando em consideração que eles não podem ser tão baratos que percam a qualidade, nem tão caros que perca a frequesia. Com base nessas premissas é que a sra deve determinar seu preço de venda.

    Um abraço e sucesso

  109. washington

    Prezados:

    Gostaria de receber e-mails contendo informações publicadas na página deste site.

    Atenciosamente,

    Washington

  110. Larissa Macedo

    Boa Noite Sr. Hélio….Li o conteúdo que sr. escreveu e achei interessantissimo…porém (me desculpe) mais eu ODEIO essas coisas de calculos..MAS é necessário, principalmente agora que preciso calcular o preço da minha mão de obra..Se o sr. puder me ajudar ficaria agradecida…
    Fiz tudo que é impresso e é papel para um casamento de uma amiga…uns foram mais fáceis outros mais dificeis…eu criei e imprimi…ela deu os papéis que foram usados….inclusive a tinta da impressora….
    Como calcular a mão de obra nesse caso que não precisa calcular o valor do material!??
    As coisas que usei e que me pertence foram…meu computador, impressora e guilhotina para cortar os respectivos cartões!
    O que eu Faço???? rs
    Aguardo ansiosa por uma resposta
    Fico agradecida desde ja
    Larissa
    Aparecida – SP

  111. Larissa Macedo

    Só acrescentando que trabalho com transporte escolar (meu carro e eu dirijo) fazia esse serviço nas minhas horas de folgas!
    Ela é filha do dono da casa que eu moro..pago 450 de aluguel…incluido agua luz e iptu….Porém por atende-la via net..minha conta de telefone veio no valor de $250,00….antes disso pagava no maximo 90,00!
    Não sei se isso complementa alguma coisa…mais achei mais fácil deixar tudo escrito pra não precisar ficar toda hora lhe enviando perguntas….

    OBRIGADA

  112. Marcio Ribeiro

    BOA TARDE
    FAÇO MARMITEX EM MINHA RESIDENCIA, COMO FARIA PARA CALCULAR OS CUSTOS DE PRODUÇÃO, VISTO QUE ALEM DAS MATERIAS PRIMAS DE 1ª QUALIDADE , SEMPRE PESQUISO OS PRODUTOS EM PROMOÇÕES OU ATACADISTAS.
    GRATO.

  113. Ana Maria

    Olá,
    Gostaria de saber se pra calcular o meu custo eu somo o meu gasto total ou
    fraciono a quantidade usada no produto?
    Ex.: para produzir 100 pães de mel uso 400gr de farinha de trigo, 2 ovos, etc
    Normalmente compro em supermercado onde só tem embalagem no mínimo com 1k ou 12 ovos.

    Agradecida!

  114. Helio Rodrigues Araujo

    Washington

    Sugiro que o sr continue sempre acessando nossa pagina, pois na medida do possível estaremos sempre atualizando as informações.

    Um abraço e sucesso

  115. Janete Vieira

    Poderia me ajudar com um exercicios de contábilidade de custos que tenho que entregar na sexta-feira, pois estou encontrando algumas dificuldades em resolve-la.
    Quando a empresa Fixa e Varia produz 12.000 unidades por mês, seus custos totais são de R$ 480.000,00. Quando produz 10.000 unidades, seus custos totais são de R$ 410.000,00.
    1) Qual o custo total para 15.000 unidades.
    2) Qual o custo fixo unitário para 12.000, 10.000 e 15.000 respectivamente.
    3) Qual o custo fixo para 12.000, 10.000 e 15.000?
    4) Qual o custo variável unitário para 12.000, 10.000 e 15.000.
    5) Qual o custo variável para 12.000, 10.000 e 15.000.

    desde já agradeço.

    bjs e obrigada.

  116. Helio Rodrigues Araujo

    Larissa Macedo

    Precisamos entender o seguinte: Qual é o custo de sua hora trabalhada? Quanto tempo esse trabalhou demandou de trabalho efetivo? Então com base nessas duas premissas fica fácil de se calcular o valor da mão-de-obra. Vou lhe dar um exemplo da minha hora trabalhada, certo. Então meu salário mensal é R$ 3.000,00 ganho por dia de trabalho R$ 100,00 considerando um mês de 30 dias. R$ 12,50 por hora trabalhada levando-se em consideração 8 horas de trabalho por dia. Portanto se esse trabalho demandou 8 hora de trabalho o valor da mão-de-obra foi R$ 100,00.

    Espero ter ajudado

    Um abraço e sucesso

  117. Helio Rodrigues Araujo

    Larissa Macedo

    Entendo que tudo que aumenta seu custo tem que ser repassado integralmente para o “CULPADO” pelo custo, que foi o trabalho desenvolvido, então a sra tem que repassar TODOS os custos para que tenha condições de fazer o cálculo correto. Portanto entendo que a sra tem que considerar como custo do trabalho uma parte do aluguel, e a conta telefônica.

    Um abraço e sucesso

  118. Helio Rodrigues Araujo

    Marcio Ribeiro

    Custo se calcula controlando todos os valores gastos. no seu caso entendo ser melhor o sr calcular o valor total gasto com os produtos e mão-de-obra e depois dividir pela quantidade de marmitex produzidas para ter o valor unitário. Portanto fazendo isso o sr conseguira ter um controle efetivo sobre seus custos.

    Um abraço e sucesso

  119. Helio Rodrigues Araujo

    Ana Maria

    Para calcular sua produção a sra tem que considerar a quantidade utilizada para produzir. Logicamente levando sempre em consideração que a sra pode calcular o custo total da empresa, e o custo total da produção.

    Um abraço e sucesso

  120. Larissa Macedo

    Agradeço pela resposta….

    Muito obrigada

  121. Helio Rodrigues Araujo

    Janete Vieira

    Entendo que esse problema falta uma variável para podermos resolver. Se não tivermos a separação dos custos fixos e dos custos variáveis não temos como resolver a questão. Então quando o sr tiver o valor do custo fixo, ele independe da produção, portanto o valor que aumenta ou diminiu do custo será somente os dos custos variáveis.

    Um abraço e sucesso

  122. Anderson Alexandre

    E qual seria o preço de venda deste produto ?

  123. Helio Rodrigues Araujo

    Larissa macedo

    Continuamos a disposição.

    Um abraço e sucesso

  124. Helio Rodrigues Araujo

    Anderson Alexandre

    Preço de venda tem outros parâmetros além do custo, portanto cada situação é uma situação distinta.

    Um abraço e sucesso

  125. Ana Caroline

    Como faço para calcular as horas paradas de uma produção?
    Exemplo: Uma produção de 210.000 und/dia e que no dia x só produziu 120.000 und/dia. Com esses dados como faço para calcular a parada da produção.
    Eu calculei assim:
    210.000:8h de produção = 26.250 und/hora
    210.000 – 120.000 = 90.000 und
    90.000:26.250 = 3,43
    Gostaria de saber se esse calculo esta correto?

  126. Daiana Germano

    OLá, Parece óbvio mais não consigo responder uma questão.
    Uma empresa tem custo direto apropriados aos produtos A, B e C, nos valores respectivos de R$ 60.000,00, R$ 150.000,00 e R$ 90.000,00. E os custos indiretos somam R$ 20.000,00. Como faço apropriação dos custos indiretos proporcional aos custos diretos e calcular os custos totais dos produtos A, B e C. Não consigo fazer essa questão com apenas esses dados. =/

  127. Helio Rodrigues Araujo

    Ana Caroline

    Com os dados disponiveis parece estar correto o seu raciocinio.

    Um abraço e sucesso

  128. Dercidio Rosa De Oliveira

    Bôa noite , gostei das perguntas que fizeram , e foi bem sucedida
    continua assim , pode enviar-me fico gráto obrigado.

  129. Adalberto

    Bom dia, por favor, quero esclarecer uma duvida. Estou realizando o custo de um produto, e quero saber se devo fazer uma média entre o preço mais alto e o mais baixo que obtive nas cotaçoes para ter a base do preço de determinada MP. Pois penso que se me faltar o fornecedor mais barato, vou ter que comprar do mais caro, e se tiver levado em conta o preço mais baixo vou ter erro no meu custo final.
    Quero saber se meu pensamento esta correto, ou se devo proceder de outra maneira?
    Muito obrigado,
    Adalberto.

  130. Helio Rodrigues Araujo

    Daiana Germano

    Entendo que a sra pode fazer da seguinte forma: os custos totais são R$ 300.000,00. O percentual de custos diretos do produto A são de 20%, do produto B 50% e do produto C 30%. Portanto seus custos indiretos serão: No produto A R$ 4.000,00, no produto B R$ 10.000,00 e no produto C R$ 6.000,00.

    Um abraço e sucesso

  131. Helio Rodrigues Araujo

    Dercidio Rosa de Oliveira

    Sempre que possivel estaremos melhorando nosso artigos.

    Um abraço e sucesso

  132. Helio Rodrigues Araujo

    Adalberto

    O custo sempre tem que se basear no preço de reposição do produto, então seu pensamento está correto quanto ao não atendimento por um dos fornecedores.

    Um abraço e sucesso

  133. Maria de Fátima B. de Sá

    Boa Noite!

    Trabalho com marmitex e gostaria de saber como faço para

    calcular custos de produção,visto que além da matéria prima de primeira

    qualidade,sempre pesquiso produto em promoção,ou atacadista. Obrigado

  134. Helio Rodrigues Araujo

    Maria de Fatima

    Custo se calcula com o produto já comprado. Então isso significa que sempre que mudar o valor de algo que a sra comprou deve ser feito um novo custo. Sempre que a sra conseguir comprar um produto que aumente ou diminua a quantidade da produção tem que ser feito um novo custo. Resumindo, custo é algo muito dinâmico que precisa ser atualizado constantemente.

    Um abraço e sucesso

  135. Vanessa

    Gostei bastante da explicação com linguagem simples,que da pra entender…e bem direta..

    PARABÉNS..QUERO RECEBER POR E-MAIL TBM…

    ABRAÇO

  136. Vanessa

    GOSTEI BASTANTE,DEU PRA ENTENDER BEM O ASSUNTO.LINGUAGEM SIMPLES…..

    PARABENS

    QUERO RECEBER POR E-MAIL.

  137. Helio Rodrigues Araujo

    Vanessa

    Como nossa pagina funciona como um blog, fizemos a opção por retirar as informações via e-mail. Assim que retornarmos a utilizar a sistematica iremos lhe adicionar em nossa rede.

    Um abraço e sucesso

  138. Helio Rodrigues Araujo

    Vanessa

    Assim que retomarmos a remessa via e-mail incluiremos a sra em nossa coletividade.

    Um abraço e sucesso

  139. alexandro

    tenho uma duvida de como calcular custo de armazenagem de produção por metro quadrado. poderia me ajudar?

    abraço

    Ale

  140. Helio Rodrigues Araujo

    Alexandro

    Entendo que da mesma forma, que se calcula por produto ou lote, pode se utilizar a mesma técnica utilizando como variável o metro quadrado de armazenagem.

    Um feliz natal e um ano cheio de novas realizações.

  141. Alda

    Olá, gostei muito. Fácil entendimento. Obrigada pela contribuição. Porém, o que busco saber é como calcular custos sobre tecidos na confecção de bolsas, sacolas…etc. É possível adaptar a esse modelo?
    Atenciosamente,
    Alda
    PS. Se preferir pode enviar resposta por e-mail também.

  142. Helio Rodrigues Araujo

    Alda

    Claro que sim. Esse modelo serve para qualquer tipo de atividade. Só precisa adaptar o modelo a sua necessidade. O mais importante é: Manter sempre atualizado o valor dos custs das materias primas e dos produtos intermediarios.

    Um abraço e sucesso sempre

  143. tatiane zaira da rosa

    OI, GOSTARIA DE SABER MELHOR COMO CALCULAR O PREÇO DE UMA PEÇA PRODUZIDA.
    EX: TECIDO= 250g
    O QUILO DO TECIDO CUSTA, 23,50.
    ESTOU CALCULANDO ASSIM.
    250x 23,50= 5.875×3=17.625+20%=21.150

    meu produto fica com um preço final de 21.150.
    ESTÁ CORRETO OU ESTOU EQUIVOCADA.
    OBRIGADA.

  144. Helio Rodrigues Araujo

    Tatiane Zaira da Rosa

    Entendo que a sra do jeito que calculou, já o fez para o preço de venda, pois incluiu ali também o lucro pretendido. Porém se entendi errado, o seu cálculo está correto.

    Um abraço e sucesso

  145. Jair Barreto

    Caro Helio, estou fabricando peças de concreto pré-moldadas e comigo trabalham 02 pessoas, ainda
    não tenho empresa registrada, mais gostria de saber se no meu preço de custos eu teria que colocar
    encargos no salário que pago a estes dois colaboradores.

  146. Maria de Fátima

    Olá Hélio,
    Simplismente fantástico esse site!! Informações claras e bastante objetivas.
    Gostaria de receber as novidades desse site sempre q surgirem.
    Meus parabéns!!

  147. Helio Rodrigues Araujo

    Jair Barreto

    Sim. Mesmo que eles não sejam registrados, o sr. com certeza corre o risco de ter que pagar os valores devidos com juros e correção pelo não registro. Portanto esses valores tem que compor o seu custo, pois eles devem ser cobrados.

    Um abraço e sucesso

  148. Helio Rodrigues Araujo

    Maria de Fátima

    Marque a opção em sua máquina de RSS, que sempre que houver uma novidade na pagina teras essa informação em primeira mão.

    Um abraço e sucesso

  149. ANGELICA

    Muito interessante o artigo e prático para calcular, acredito que assim como me ajudou a dar uma clareada ajudará outras pessoas que não tem conhecimento profundo nesse ramo, está de parabéns.

  150. Helio Rodrigues Araujo

    Angelica

    Sempre que podemos ajudar alguém com nossas informações, entendemos que atendemos nosso intuíto maior nessa pagina.

    Um abraço e sucesso

  151. sidnelma

    Ola,estava pequisando sobre preços de produtos e gostei muito de suas informaçoes,mas ainda tenho algumas duvidaseu fabrico bolsas e almofadas em ksa e tenho um atelie.devo fazer o calculo igual vc explicou acima com energia, agua e etc, e depois do valor obtido tenho q acrescentar udo de novo oq gasto no atelie pra ter um peço final???desde ja agradecida.

  152. Helio Rodrigues Araujo

    Sidnelma

    Se entendi bem a sua pergunta, entendo que não se deve acrescentar nada duas vezes. Calcular os valores da energia, água e etc. e verificar desse total qual o percentual que foi utilizado na fabricação. Exemplo: Energia da tua casa foi de R$ 100,00 em 30 dias 24 horas por dia, como a sra só trabalha 20 dias por mês e 8 horas por dia, a sra deve calcular o valor gasto efetivamente com a energia para produzir e a energia da sua geladeira, da televisão, etc. Portanto o valor do seu gasto com energia deve ser o valor que gastou efetivamente para produzir e não somar duas ou mais vezes o mesmo valor.

    Um abraço e sucesso

  153. Adriana Santos

    Gostei muito do artigo,
    obrigada

  154. Helio Rodrigues Araujo

    Adriana Santos

    Sempre que possivel, vamos colocar artigos com assuntos relevantes.

    Um abraço e sucesso

  155. josevaldo Barros

    Muito bom este assunto tenho um exercicio,poderia me ajudar?
    Umaempresa têxtil produzirá filamentos de poliéster de três tipos diferentes:
    contínuos, texturizados e lisos. A previsão é de
    que a produção anual de filamentos de poliéster seja de
    185 mil toneladas. Desse total, 86 mil toneladas serão de
    filamentos contínuos, e a quantidade de filamentos
    texturizados corresponderá ao quádruplo da quantidade
    de filamentos lisos, mais 29 mil. Quantos milhares de
    filamentos lisos serão produzidos anualmente?

  156. Helio Rodrigues Araujo

    Josevaldo Barros

    Esse seu exercicio é interessante e precisa ser utilizada a matematica para realiza-lo. Entendo que faltam variáveis para resolver o problema!

    Um abraço e sucesso

  157. rogerio

    Eu gasto para fazer um bolo de um kilo 6,00 reais decorado, como tiro o custo desse bolo, sendo que o forno fica ligado meia hora e o fogão meia hora, obrigado pela atenção

  158. Helio Rodrigues Araujo

    Rogerio

    Para calcular o custo corretamente o sr. tem que anotar todos os valores gastos com a confecção do bolo. Incluindo ai o valor do seu tempo de serviço e de todos os gastos com o gás e o desgaste do fogão para fazer o bolo.

    Um grande abraço e sucesso

  159. Patrícia

    Adorei a explicação sobre custo. Porém, uma dúvida:
    Produzo doces que são armazenados em embalagens pláticas.
    O custo do doce já está feito.
    Para a revenda, ganho 200% sobre o conteúdo.
    A minha dúvida é com relação a EMBALAGEM: Como devo cobrá-la do cliente? Repasso o exato valor dela ou acrescento alguma coisa pelo fato de eu usar meu tempo para adquirí-las?
    Grata demais,
    Patrícia

  160. Carlos Silva

    Realmente, muito interessante o seu post.

    Gostaria de saber um detalhe referente alguns itens para a montagem do preço.

    Quando vendo um sanduiche composto por:
    Insumos
    Tenho tres funcionarios
    Uso o gás

    Quais os custos diretos normalmente aplicados a montagem do custo?

  161. carlos esteves

    Acho que faltou incluir no cálculo os impostos da venda. (icms)

    Grato
    Carlos Esteves

  162. Helio Rodrigues Araujo

    Patricia

    Entendo que a embalagem faz parte do preço de custo do produto, pois a sra o vende já embalado. Lógico que a sra deve colocar todos os custos decorrentes do processo de produção dos doces.

    Um abraço e sucesso

  163. Helio Rodrigues Araujo

    Carlos silva

    Custos diretos são aquele que o sr pode facilmente identificar como inerentes ao produto: Exemplo na montagem do sanduiche o sr tem o pão a salchicha, que são utilizados por unidade para montar o sanduiche, já a mostarda e os outros temperos que são colocados pelo cliente são indiretos, pois o sr. não tem como medi-los corretamente para cada sanduiche. Seus funcionários também são variáveis, pois eles podem montar sanduiche, atender o cliente, fazer a limpeza da chapa, etc. Portanto estes custos o sr. tem que aplicar ao seu processo total.

    Espero ter me feito entender.

    Um abraço e sucesso

  164. fatima Olsen

    Obrigada pelas informações, eu realmente carecia de algo assim, bem esclarecido. No caso de eu ter de despachar o meu produto, procedo igual, acrescentando o valor da postagem (ou frete) + ICMS + tributos + embalagem final ?
    Se possível, gostaria de receber mais informações.
    Grata
    Fatima

  165. Sabrina

    Boa noite se uma indústria possui 20.000 unidades de matéria-prima estocadas no dia 31/12/2009 e cada unidade custou para a empresa R$ 1,50. Durante o exercício de 2010, usou 15.000 unidades de matéria-prima, gastou R$ 26.000,00 com salários dos operários da fábrica, R$ 13.000,00 com salários do pessoal administrativo, R$ 8.000,00 com manutenção de máquinas da fábrica e R$ 2.000,00 com limpeza e manutenção do prédio da administração. A empresa produziu 15.000 unidades de produtos acabados e vendeu 80% do que foi produzido. Cada produto foi vendido por R$ 5,00.

  166. Ricardo

    Oi Helio, obrigado pelo artigo. Muito simples e esclarecedor. Se você pudesse me ajudar com uma dúvida minha relativa aos custos dos meus equipamentos. Trabalho com audio, digamos que eu tenho um kit de gravação que tenha me custado $ 15000. Como faço pra saber quanto deve cobrar de diária por eles? Como faço pra descobrir o valor de locação para este tipo de situação? Grato e obrigado!

  167. Helio Rodrigues Araujo

    Carlos Esteves

    Entendo que imposto é despesa….. estavamos falando sobre custos.

    Um abraço e sucesso

  168. Diane

    Olá, preciso fazer uma análise dos custos de produção de sabão caseiro, mas estou com dificuldade de identificar os custos fixos, já que a produtora faz na sua própria casa. Por favor, você pode esclarecer a minha dúvida? E também preciso saber as etapas para esta análise.
    obrigada,
    Diane

  169. Helio Rodrigues Araujo

    Fatima Olsen

    Exatamente. Todos os custos envolvidos no processo produtivo tem que ser computados no preço final do bem vendido.

    Um abraço e sucesso

  170. Helio Rodrigues Araujo

    Sabrina

    Parece-me que sra deixou de perguntar o que queria com essas informações! Como ficou somente um amontoado de informações, sinto não poder ajuda-la.

    Um abraço e sucesso

  171. Helio Rodrigues Araujo

    Ricardo

    Somente com o desgaste natural o sr. pode calcular, o que contabilmente denominamos de Depreciação! Como se calcula isso? Verifica-se o tempo de vida útil desse bem, digamos 10 anos! Como o total do bem é 100%, então um bem que dura 10 anos, tem uma depreciação anual de 10%, ou de 0,83% ao mês. Portanto um bem que custou R$ 15.000,00 terá somente como desgaste natural pelo uso o valor de R$ 124,50 por mês, entendo que nesse valor deve ser acrescentado o valor/tempo que o sr. utiliza o equipamento.

    Um abraço e sucesso

  172. Helio Rodrigues Araujo

    Diane

    Os custos fixos são aqueles que não aumentam ou diminuem de acordo com a produção. Exemplos de custos fixos: O Salario dos funcionários, pois ele não aumenta ou diminui de acordo com a produção, pois se o funcionário ganha R$ 600,00 por mês, independentemente de quanto ele produz. Então todos os custos eu não oscilam de acordo com a produção são custos fixos.

    Um abraço e sucesso

  173. ROSANA GARCIA

    HELIO,GOSTARIA QUE ME AJUDASSE POR FVOR,ESTOU DESEMPREGADA A UM TEMPO,E ESTOU COMEÇANDO A FAZER PÃES DE MEL,PORTANTO NÃO SEI FAZER OS CALCULOS PARA QUE EU NÃO TENHA PREJUIZO,FICO EM DUVIDA SE TENHO QUE FAZER SOMENTE O CALCULO GASTO EM TODO OS PRODUTOS,OU EM QUANTIDADE GASTA,POR EX:NA PRIMEIRA COMPRA GASTO:1L MEL-22,00/AÇUCAR MASCAVO-8,00/1L LEITE-2,20/FARINHA DE TRIGO-2,50/CANELA EM PÓ-1,20/NOZ MOSCADA-1,80/BARRA DE CHOCOLATE-13,00/ACHOCOLATADO-6,50/BICARBONATO-1,50/GENGIBRE-2,00/ERVA DOCE-1,50/CRAVO-1,60/CANELA DE PAU-1,40/1LATA DE LEITE CONDENSADO-3,00/1 COCO RALADO-2,80/EMBALAGENS COM 100 PACOTINHOS-3,50/LAÇOS COM 10 CADA PACOTINHO-1,80/TODO ESSE MATERIAL:MENOS A BARRA DE CHOCOLATE,LEITE CONDENSADO E O COCO-O RESTO DA PARA FAZER 4 RECEITAS,SENDO QUE CADA RECEITA DA 32 PÃES DE MEL-NA ULTIMA VEZ VENDI CADA UM POR 3,00 REAIS…FICARIA MUITO GRATA SE PUDESSE ME AJUDAR,POIS TENHO UM BEBÊ DE 1 ANO E 3 MESES E NESCESSITO MUITO DE TRABALHAR COMO AUTÔNOMA…UM GRANDE ABRAÇO…

  174. Helio Rodrigues Araujo

    Rosana Garcia

    No seu caso seria mais simples, se a sra pegasse todos os seus gastos e verificasse, com eles qual a quantidade produzida. Divida o valor dos gastos pela quantidade produzida e a sra terá o custo unitário de cada um dos pães de mel. Pronto com o valor do custo a sra pode acrescentar 20% a mais e tera o seu preço de venda. Para os produtos que a sra compra e sobra da receita de 32 pães, a sra considera um valor menor, exemplo uma barra de cocholate produz 100 pães e custa R$ 12,00, então a sra considere para cada receita de 32 pães o valor de R$ 3,84, que é o valor de R$ 12,00 dividido por R$ 100,00 que é iguala R$ 0,12 vezes 32 pães que pe igual a R$ 3,84, da mesma forma a sra faz com todos os seus produtos que sobram. Os custos devem ser calculados a cada produção, sempre que a sra conseguir um desconto nas compras, sempre que um produto aumentar de preço. Então a sra precisa estar sempre calculando o seu NOVO preço de custo, pois assim a sra tera certeza se esta com um preço de venda em condições de sobrar dinheiro para seus gastos próprios.

    Um abraço e sucesso

  175. karlla

    MUITO BOM. GOSTARIA DE RECEBER OUTRAS INFORMAÇÕES POR EMAIL.

  176. Helio Rodrigues Araujo

    karlla

    Sempre que possivel disponibilizaremos novas informações na pagina.

    Um abraço e sucesso

  177. antonio c. f. de augustinho

    boa noite?
    Eu precisava saber como fazer o culclo para produzir, o pão dagua e frances e os grandes e bolos, com os engredientes luz e água,engredientes como o trigo quantos pães eu posso produzir por saco de 25kg

  178. severiana iracelma

    Adorei o conteúdo desta matéria sou um pouquinho preguiçosa é claro que não terminei de lêr mas do bocado que já analisei foi muito benéfico.

  179. severiana iracelma

    gostaria de mais informações sobre…

  180. elis

    Gostaria de saber quanto posso cobrar para lavar e passar roupas ,uma vez que onde moro não pago agua e minha luz é rural.
    gostaria também de saber como faço a contagm dessas roupas .
    espero anciosa por essa resposta pois preciso ajudar nas despesas de casa ,como tenho dois filhos pequenos pensei que essa seria uma ótima soluçao,para ganhar um pouquinho e não ter que deixa-los com minha mãe,pois ela já tem 60 anos e não tem saude suficiente para cuidar de dois meninos.Me ajudem com esse calculo .desde já eu agradeço e parabenizo por esse site.
    espero resposta no meu email.
    muito obrigada !!!

  181. claudemir

    boa noite eu estou começando á fazer manutenção em fornos de padaria como eu posso saber o valor da mão de obra? exemplo vou fazer a manutenção de moto demoro vinte minutos para chegar num raio de quinze quilômetros a peça custa em media 140 R$ leva mais ou menos meia hora para achar a peça danificada mais meia hora para montar o tempo do reparo é de uma hora ? quanto eu cobro pela peça, e á mão de obra quanto cobrar
    desde já agradeço pela atenção aguardo uma resposta.envia para mim por email:claudemirathomaz@hotmail.com

  182. Helio Rodrigues Araujo

    Antonio C. F. de augustinho

    Infelizmente não tenho como lhe informar quanto o sr. pode produzir com um saco de 25 kg, pois não trabalhamos com padaria. O que podemos lhe ajudar é: o sr. precisa anotar todos os valores gastos, contar a produção, e fazer o calculo dividindo um pelo outro. Exemplo O sr. nesse mês gastou R$ 10.000,00 com energia, trigo, água, funcionários e todos os outros gastos necessários para produzir 50.000 produtos como pão frances, pão dágua, bolos e todos os outros produtos produzidos. Então dividindo-se R$ 10.000,00 por 50.000 unidades produzidas, o sr. gastou R$ 0,20 para produzir cada unidade. Agora vamos começar a melhorar esses calculos! Dos 50.000 produtos o bolo consome mais tempo e mais produtos, portanto temos que calcular qual o percentual do trigo e dos outros gastos foi dispendido com o bolo. Exemplo R$ 4.000,00 foi gasto para produzir 1.000 bolos então cada bolo custou R$ 4,00 e os restante dos produtos ficaram com R$ 6.000,00 para produzir 49.000 unidade custando R$ 0,12 por unidade. Assim podemos fazer com cada um dos produtos produzidos. Fazendo assim o sr. logo terá o controle de quanto gastou com cada produção e quanto lhe sobrou de lucro para ser investido na melhoria de suas instalações e aumento de produção.

    Um abraço e sucesso

  183. Helio Rodrigues Araujo

    Severiana Iracelma

    Nos sentimos gratificados quando atingimos o publico certo.

    Um abraço e sucesso

  184. Helio Rodrigues Araujo

    Severiana Iracelma

    Sempre que possivel, estamos melhorando e aumentando as informações do site.

    Um abraço e sucesso

  185. jose flavio

    bom dia Helio! estou iniciando uma industria de fabricação de cadeiras de aço e gostaria de saber como faço para descobrir o custio de produção de seis cadeiras com uma mesa.

  186. Helio Rodrigues Araujo

    Elis

    o interessante seria a sra utilizar o peso pois assim ficaria facil de resolver. Digamos cobrar R$ 10,00 por quilo de roupa para lavar e passar… lembrando este dez é por ser um numero inteiro e de facil visualização não é um valor! Certo. Depois disso a sra começa a fazer as contas de quanto esta gastando com sabão, amaciante, e seu tempo de serviço. Assim a sra pode calcular quanto seria o valor a cobrar por cada quilo de roupa lavada. Logicamente a sra não recebera somente um quilo por vez…. então tera que pesar ou avaliar o peso, e a partir dai começar a calcular e sempre manter atualizado esse valor do custo total.

    Um abraço e sucesso

  187. Helio Rodrigues Araujo

    Claudemir

    O sr. deve avaliar quanto é sua hora de trabalho, e quanto é o valor de seu deslocamento. Com esses valores e como o sr. ja tem o valor da peça, o sr. podera estimar o valor total de seu serviço. Exemplo: O sr. pretende ganhar R$ 3.000,00 por mês trabalhando 220 horas então sua hora será de R$ 13,64. O sr. gasta com o combustivel e desgaste da moto, digamos R$ 1,00 por quilometro rodado. Pronto o sr. ja pode estimar todos os seus trabalhos lembrando sempre de especificar ao seu cliente o que o sr esta cobrando, para ficar claro a eles o valor dos seus serviços.

    Um abraço e sucesso

  188. Helio Rodrigues Araujo

    Jose Flavio

    O jeito mais fácil é o sr anotar todos os valores gastos, e dividir pelo valor dos produtos fabricados. Uma forma melhor ainda é o sr. somar o valor de cada custo aplicado nos produtos, com eles devidamente anotados e controlados, o sr tem condições de saber o valor exato do custo de cada item produzido. Os materiais que não forem passiveis de serem controlados, devem ser rateados por cada produto.

    Um abraço e sucesso

  189. Marcio Sousa

    Boa Noite!!!
    Estou tentando resolver uma questão e estou com dificuladade; se possível preciso de ajuda.

    A empresa Incorpora Ltda está diante de uma difícil decisão em uma
    de suas filiais que envolve basicamente uma decisão tributária e uma decisão
    financeira. Ambos os proble mas estão sendo submetidos à contabilidade,
    controladoria e à auditoria.
    A primeira questão se refere aos dados a seguir:

    Descrição Quant. Vr. Unit. Total
    Material direto 1.500 valor 250,00 Total 375.000,00
    Mão de obra 880 valor 25,00 Total 22.000,00
    Custos indiretos 223.000,00

    A venda total da obra envolvendo esses custos equivale a 30% acima
    do custo total.
    Como a empresa passou por um processo de auditoria verificou-se
    que a Legislação relativa exclusivamente ao ramo de sua filial permite a escolha do
    regime tributário do PIS/COFINS.
    A empresa possui ainda R$150.000,00 em despesas operacionais.
    Os únicos impostos para fins didáticos que serão considerados são:
    ICMS sobre compras e vendas 12%, PIS 0,65% e COFINS 3,00% se a opção da empresa
    for pelo regime cumulativo de acordo com uma permissão legal. Caso ela opte pelo
    regime não cumulativo os percentuais de PIS e COFINS passam a ser 1,65% e 7,6%
    respectivamente.

    Agradeço desde já;

  190. Marcio Sousa

    Preciso saber apenas do custo total da obra?

  191. Leonam

    Muito útil e interessante essa informações. Valeu!

  192. Maria

    Olá estou em duvida nesse exercicio, podes me ajudar?

    Uma empresa fabrica, em um Departamento, dois tipos de arruelas: grande e pequena. Com 300 gramas de matéria-prima produz uma de cada tamanho; o peso da arruela pequena é a metade da grande. O peso do material que sobra (interna e externamente) é igual ao da arruela pequena.
    O corte de ambas é feito ao mesmo tempo por uma prensa que custou R$ 4.800.000,00 e que tem vida útil estimada em 10.000 horas; essa maquina corta em média 600 arruelas de cada tipo por hora. A Mão de Obra Direta de certo período foi de R$ 360.000,00, mas não é possível separar quanto pertence a um e outro tipo de arruela, já que ambas são produzidas conjuntamente.
    Foram consumidos neste período, 72.000 Kg de Matéria Prima, ao custo de R$ 12,00 por Kg.
    Os Custos Indiretos do departamento e rateados para ele totalizaram R$ 178.800,00. As sobras do material são normalmente vendidas no mercado ao preço de R$ 3,00 o Kg.
    Após essa fase de corte, as arruelas são enviadas para outra empresa, que as niquela e embala, devolvendo à primeira já prontas para venda. A niqueladora cobra R$ 10,00 por Kg de arruela pelo trabalho todo, incluindo transporte e embalamento, mas o material de embalagem é fornecido pelo fabricante das arruelas. A embalagem é uma caixa que custa R$ 2,00 e R$ 1,50 (para as arruelas grandes e para as pequenas, respectivamente), cabendo 50 unidades em cada uma.
    Diante do apresentado, pergunta-se:
    a) Qual o custo da matéria prima de cada tipo de arruela?
    b) Qual deve ser o preço de venda de cada caixa de arruelas, sabendo-se que a empresa pretende ter um lucro bruto de 30% sobre o preço de venda de cada um dos tipos?
    c) Quais os custos que se pode dizer realmente sejam diretos nessa empresa?

  193. Helio Rodrigues Araujo

    Marcio Sousa

    Não é nossa intenção nesse espaço, resolver exercícios didáticos.

    Um abraço e sucesso

  194. Helio Rodrigues Araujo

    Marcio Sousa

    O custo total da obra, são todos os gastos efetuados na mesma. É apenas uma operação matematica, que com todos os valores fica fácil de ser feita.

    Um abraço e sucesso

  195. Helio Rodrigues Araujo

    Leonam

    Obrigado, nos sentimos relaizados quando nossa pagina ajudou alguém.

    Um abraço e sucesso

  196. Helio Rodrigues Araujo

    Maria

    Sinto muito, mais não é nossa intenção no site resolver exercicio proposto por outras pessoas.

    Um abraço e sucesso

  197. agnaldo josé da Silva

    Agnaldo
    Gostei muito do modo como descreveu o exemplo de custeio da produção, muito bem explicado continue escrevendo artigos como este que só tem a acrescentar conhecimento a todas as pessoas interessadas neste assunto. Gostaria de receber alguns artigos relacionados por email, muito obrigado por esta iniciativa essas coisas que só tende a agregar conhecimento ao leitor.

  198. antonio claudio santana sousa

    Faz se necessario umbuir ate no calculo a energia x hora,Mão de obras x hora.

  199. silvani

    obrigada pela explicação, estava com muitas duvidas quanto o calculo do rateio… valeu
    DEUS abençoe vcs!

  200. Sérvulo Fernandes de Medeiros

    Prezado Mestre.
    São 4,30 hs da manhã, sou um velho Bel. que reiniciou as atividades no magistério, estou encontrando dificuldades, porém em pesquisa na internet encontrei seu site, graças a Deus, consegui uma luz, obrigado, E>T> Materia gestão de Custos. Sérvulo

  201. Marcela Dos Anjos

    Prezados,

    Achei muito interessante explicação , e achei um programa que calcula perfeitamente o custo do produto. O software se chama Sistema de Cálculo de Preços II (www.scp2.com.br). Estou usando com grande sucesso em minha empresa.
    Vale a pena,

    Abraços,

    Marcela

  202. Helio Rodrigues Araujo

    Agnaldo Jose da Silva

    Sempre que possivel estamos atualizando e melhorando nossos artigos.

    Um abraço e sucesso

  203. Helio Rodrigues Araujo

    Antonio Claudio

    Não entendi a sua preocupação em incluir ou não energia x hora e mão de obra x hora.

    Um abraço e sucesso

  204. Helio Rodrigues Araujo

    Silvani

    Nos sentimos recompensados quando nossos artigos podem ajudar alguém.

    Um abraço e sucesso

  205. Helio Rodrigues Araujo

    Sérvulo Fernandes

    É gratificante saber que pudemos ajudar alguém.

    Um abraço e sucesso

  206. Helio Rodrigues Araujo

    Marcela

    Existem diversos programas disponiveis para ajudar nos calculos. O importante são: O conhecimento da empresa, do produto a ser fabricado, pois assim quanto mais se aperfeiçoam os conhecimentos maiores são as possibilidades de ter um cálculo mais exato e mais próximo do gasto efetivo.

    Um feliz natal e um ano cheio de novas realizações.

  207. luis

    artigos bem esclarecidos,parabens

  208. Helio Rodrigues Araujo

    Luis

    Sempre que possivel estaremos postando artigos neste site. continue acessando.

    Um abraço e sucesso

  209. FRANCISCA

    Olá, poderia me ajudar a resolver a questão abaixo? Nem sei por onde começar por mais que tenha pesquisado. Antecipo meus agradecimentos.

    Uma indústria fabrica um único produto. No mês passado apresentou gastos com a aquisição de novas
    máquinas iguais a R$40.000, consumo de matéria-prima igual a R$30.000, com salários industriais diretos iguais a R$20.000, com embalagens iguais a R$20.000, com salários da equipe de vendas iguais a R$30.000 e com depreciação de equipamentos industriais iguais a R$15.000. As receitas da empresa totalizaram R$230.000. Considerando que foram produzidos 400 produtos pergunta-se:

    a) Qual é o valor do CUSTO por produto?

  210. Helio Rodrigues Araujo

    Francisca

    A sra. deve Iniciar separando o que é custo (que é o que nos dara a resposta), despesas, investimento e receitas. Feito isto é so a sra somar os custos e dividir pela quantidade produzida que teremos o custo unitário do produto fabricado. Com base em seu exemplo, entendemos que: Custos são R$ 30.000, + R$ 20.000, + R$ 15.000, que somados equivalem a R$ 65.000, que divididos por 400 produtos é igual a R4 162,50 por produto produzido.

    Umm abraço e sucesso

  211. Josiane

    Ola, estou iniciando uma pequena empresa de produção de bolos doces e outros, gostaria de saber se existe algum programa que eu possa baixar na internet pago ou não que me ajude a organizar minhas despesas e meus lucros.

    Obrigada pela ajuda. abraços.

  212. Helio Rodrigues Araujo

    Josiane

    Existe uma centena deles. Porém a sra precisa ter algum conhecimento prévio sobre contabilidade e administração e sobre o programa escolhido. Então, a sra precisa encontrar o programa que se adeque ao seu caso. O melhor seria a sra procurar ajuda especializada.

    Um abraço e sucesso

  213. tiago

    Olha gostei muito do seu exemplo,ficou bem claro ate mesmo para quem é leigo no assunto.continui assim,ate mais.

  214. Ezequiel Paulo de Lacerda

    Bom dia , estou iniciando uma produção de transformadores de energia.
    Esta base teórica me foi muito útil, mas estou com dúvidas quanto ao percentual que devo acrescentar para:

    Venda para lojistas.
    Venda para meu varejo.
    aguardo resposta.
    obrigado.

  215. Maria Celia dos Reis

    Gostaria de saber como fazer o cálculo de l4 arranjos florais grande e 3o pequenos, sendo que gastei com flores e folhagens + espuma floral + pratinhos + transporte + ajudantes o valor de $l.700,00, poderia por favor me enviar a resposta por Email?

  216. Helio Rodrigues Araujo

    Tiago

    É muito bom quando sentimos que ajudamos alguém.

    Um abraço e sucesso

  217. Helio Rodrigues Araujo

    Ezequiel paulo de Lacerda

    O que o sr precisa entender é:
    1) Qual o custo de sua estrutura para vendas? Para os lojistas? E para vendas varejo?
    2) Qual sua expectativa de lucros? Quanto o sr. tera que reenvestir no negócio, para ele continuar rentável?
    3) Qual preço o mercado esta disposto a pagar por seu produto? Qual o preço praticado por seus concorrentes diretos? E Qual o preço dos concorrentes indiretos?

    Essas são somente algumas das variáveis que o sr. precisa estudar para aplicar corretamente o melhor percentual, para a continuidade de seu negócio.

    Um abraço e sucesso.

  218. Helio Rodrigues Araujo

    Maria Celia dos Reis

    Estes calculos podem ser feitos de forma global ou seja. A sra pode dividir $ 1.700,00 por 17 e tera o custo unitário de $ 100,00 por arranjo. Porém a sra. pode apurar um pouco mais o seu custo e verificar quanto gastou efetivamente em cada arranjo pequeno, por exemplo considerando que o arranjo pequeno gasta menos material, Apure quanto se gastou menos e desta maneira teremos os valores de cada arranjo individualmente. Para isso a sra precisa pegar o valor de cada um dos itens que gastou no arranjo.

    Um abraço

  219. jorge pereira

    Hélio, desde já gostaria de parabenizar pela ajuda dada a varias pessoas que como eu tem duvidas.
    Fábrico vários tipo de produtos e tenho duvida na hora de colocar o preço de venda, porque tenho uma despesa de R$ 8.950,00 com ( Aluguel,luz,agua,telefone,salário dos funcionários e outros)menos o custo da matéria prima que é de R$0,40 por produto,sendo que quando faço os calculos o preço de venda vai la pra cima e estou perdendo cliente e já penso em fechar a fábrica.
    Por esse motivo pesso sua ajuda.
    Exemplo dos calculos que estou fazendo por produto: Quant.dia 94 x 22 dias mês = 2068
    Quant.total dos produtos fabricados no mês 6.798 / 2068 = 30,4
    valor das despesas fixas e variaveis 8.950,00 x 30,4 = 2.719,75
    2.719,75 / 2.068 = 1,31
    Então gostaria de saber se realmente meus calculos estão correto,e se o produto realmente sai pelo preço de 1.31,e ainda sem colocar margem de lucro,estou perdendo cliente para concorrência por conta dos mesmos praticarem o preço de R$1,10 e 1,20.
    Aguardo,resposta.
    Obrigado.

  220. Helio Rodrigues Araujo

    Jorge Pereira

    Vamos por partes e com base nos valores calculados pelo sr! Se o sr. fabrica 94 produtos por dia x 22 dias uteis o sr fabrica 2.068 produtos por mês: A materia prima deles é de R$ 0,40 por produtos então o seu custo com matéria prima mensal é de R$ 827,20 para produzir estes 2.068 produtos o sr tem um custo fixo e variável de R$ 8.950,00 por mês então o seu custo fixo e variável por produtos é de R$ 4,33, que somados aos R$ 0,40 de materia prima elevam o custo de seu produto para R$ 4,73 e não R$ 1,31 como o sr. informa. Porém se o total fabricado no mês for de 6.798 o seu custo passa a ser de R$ 1,32 + R$ 0,40 = R$ 1,72. Entendo que seus calculos não estão corretos. Caso ainda tenha qualquer duvida, favor entrar em contato, que se pudermos vamos ajudar sempre.

    Um grande abraço e sucesso

  221. MARIA DO ROSARIO Alcantra

    gostaria de saber como faço para calcular valores de produções folhas e rescissões??

  222. Helio Rodrigues Araujo

    Maria do Rosario

    Utilize o programa disponibilizado pelo Ministério do Trabalho. Este programa pode ser acessado pelo site mte.gov.br.

    Um abraço e sucesso

  223. JCSSilva

    Excelente artigo.

  224. Helio Rodrigues Araujo

    J C S Silva

    É sempre bom quando sabemos que nosso artigo ajudou alguém.

    Um abraço e sucesso

  225. Maria

    Prezado Helio,

    Estou fazendo pano de prato para vender. Cada pç a R$10,0reais.Meu esposo me perguntou se eu estou trocando dinheiro, perdendo ou lucrando e sinceramente nao sei responder.Estou gostando do que estou fazendo mais preciso saber como calcular o preço de custo e como calcular o lucro.
    Um simples pano de prato, porém, meu esposo tem razao não se pode perder dinheiro.
    Agradeço a contribuição.
    Atenciosamente,
    MCSCarvalho

  226. Helio Rodrigues Araujo

    Maria

    Para calcular o custo, a sra precisa anotar todos os valores que a sra. gasta com a compra do pano, das linhas, das horas de trabalho da sra. Depois de somado todos estes valores a sra. divide pelo numero de pratos que a sra produziu com o que gastou. O resultado será o preço de custo de cada pano de prato. Portanto neste momento a sra diminui o valor de R$ 10,00 do valor encontrado e tera encontrado o valor do lucro ou do prejuizo que a sra tem com cada pano produzido.

    Um abraço e um 2013 cheio de grandes realizações.

  227. mario almeida

    Sem querer achei esta página fantástica, pois era mesmo o que eu estava procurando, li e achei logo um raciocinio lógico para os meus problemas, pois trabalho numa pousada que tem um restaurante e que fazemos lanches e jantares. e realmente estava á procura de como calcular cada sanduiche e cada prato envolvendo todos os gastos de um modo em geral.fico muito agradecido pelas informações, e espero muito acessar, toda vez que tiver dúvidas. Um forte abraço. Mario Almeida.
    Obs espero que mandei muita novidades de calculos pelo meu email.

  228. Helio Rodrigues Araujo

    Mario Almeida

    Obrigado pelo acesso e pelos seus elogios, sempre que possivel iremos postar algo que possa ajudar nossos leitores.

    Um abraço e sucesso

  229. Maycon

    eu fabrico pão caseiro como eu fasso para calcular o consumo de gá do forno de um fogão de 6 bocas?

  230. Helio Rodrigues Araujo

    Maycon

    Tem que fazer uma contagem de quantos pães o sr. fabrica com um botijão de gás. Com este numero na mão o sr. calcula qual o custo de cada pão. Exemplo: Um botijão de 30 litros custa R$ 50,00 o sr. fabrica 15.000 pães com ele, então o custo do gás é de R$ 0,003, Este é só um exemplo o sr. tem que fazer as contas do que efetivamente acontece com seu gás, para a fabricação dos pães.

    Um abraço e sucesso

  231. Helio Rodrigues Araujo

    Reinaldo
    senhor Helio tenho trabalhado város anos como proprietário de micro-empresas (diversas) sempre recolhendo todos os impostos devidos que a legislação exige das empresas, abrindo-as e encerrando-as devidamente. não recolhi nenhum tipo de guia pessoal para fins de aposentadoria, gostaria de saber se o tempo em que paguei o inss da empresa não contaria como inss pessoal sendo o sócio majoritário o tempo todo. grato.

    Sr. Reinaldo

    Não, pois o sr. simplesmente recolheu a parte de seus empregados para a previdência. Pois nas folhas de pagamentos que eles lhe assinavam, o sr. lhes cobrava um percentual de seu salário, para suas aposentadorias. Portanto o sr. teria que recolher sua parte também para a previdência, como o sr. não o fez, o sr. não tem direito a aposentadoria em função destes recolhimentos.

    Um abraço e sucesso

  232. Helio Rodrigues Araujo

    Prezado Sr. Helio, a atual legislação diz que existe a carência de 180 contribuições para aposentadoria por idade. E que para a contagem das contribuições anteriores à data da lei 8213/91, somente serão contadas quando o segurado contribui com 1/3 da carência exigida de 180 contribuições. O que não consigo entender é o fato do inss ter negado beneficio ao meu tio, mesmo tendo cumprido com mais de 1/3 e na soma total ter mais de 180 contribuições. Um período foi recolhido quando ele tinha empresa e depois como facultativo. Agradeço se puder me esclarecer!

    Angelina

    É difícil falar sobre um processo em andamento, sem conhecimento dos documentos que compõem este processo. O que posso lhe afirmar é que seu tio, tem amplas condições de pedir revisão do processo, bem como adicionar documentos que o relator do processo entender que estejam faltando, por exemplo. Voltem ao INSS e peguem o processo e o instruam corretamente, que se o que a sra alega estiver correto, eles não tem como não atender o seu pedido.

    Um abraço e sucesso

  233. Helio Rodrigues Araujo

    De acordo com a lei das S.A. devo depositar quando da constituição da sociedade, 10% do capital social, se a eu fizer a integralização de 40% do capital subscrito devo depositar só os 10% ou tenho que depositar todo o valor integralizado.

    Rosangela

    Se fizer a integralização posterior de 40% tem que depositar os 40%, não pode ser nem um centavo a menos.

    Um abraço e sucesso

  234. Helio Rodrigues Araujo

    Tire-me uma duvida .. se eu não retornar ao serviço em 30 dias tenho chance de perder minhas ferias ?
    E eu faltei a 30 dias porque minha patroa disse que não queria eu mais lá , pois não queria gente doente trabalhando com ela e hj o inss me deu alta e este ocorrido ja tem 3 meses , tambem tenho ferias vencidas , tenho chance de perde-las ?

    Edleusa

    Além de perder suas férias, a sra pode perder seu emprego. Mais tudo isso depende de sua patroa. As férias vencidas a sra irá receber sem duvida alguma, porém o melhor a fazer é procurar sua patroa e fazer um acerto com ela, para que a sra possa retornar ao trabalho com muito mais felicidade para trabalhar.

    Um abraço e sucesso

  235. Seu negócio de cupcakes #2 - O preço • Cupcakes, bolinhos e outras delícias

    [...] dicas de cálculo de custos: Abordagem simplificada de custos | Simulador de consumo de [...]

  236. marya do carmo

    gostaria de saber qual e o meu lucro com a venda de pão de mel e qual o meu gasto pois as vezes posso pensar que estou lucrando e na verdade posso estar perdendo tempo.

  237. marya do carmo

    preciso ter conhecimento de quanto gasto e quano ganho com as vendas de pão de mel.

  238. Helio Rodrigues Araujo

    Marya do Carmo

    Sem duvida alguma. Para fazer isso a sra precisa traçar uma meta. Anotar todos os valores que a sra gastou para fazer seu pão de mel, bem como quais os valores a sra recebeu pela venda dos mesmos. Esse já é um bom começo. Lembrando algumas situações bem especificas, que são os materiais que a sra compra e não utiliza por não terem qualidade, por exemplo. Depois de tudo anotado é hora da sra organizar o que foi gasto e o que foi receita, se os gastos estiverem maior que as receitas a sra esta gastando mais que ganhando.

    Um abraço e sucesso

  239. Helio Rodrigues Araujo

    Marya do Carmo

    Somente a sra pode responder a esta pergunta. Faça as contas de quanto a sra vende e quanto gasta com a produção dos pães que a sra terá a resposta. O que parece ser uma tarefa burocrática e sem retorno, pode lhe ajudar e muito a administrar a sua produção.

    Um abraço e sucesso

Comente